Economia

Prolongamento do molhe-cais do Porto das Velas deverá estar concluída até março de 2018, assegura Ana Cunha

  • 10 de Outubro de 2017
  • 26 Visualizações, Última Leitura a 18 Dezembro 2017 às 20:07
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou hoje que a obra de prolongamento do molhe-cais do Porto das Velas, atualmente em execução, deverá estar concluída até ao final do primeiro trimestre do próximo ano.

Ana Cunha, em declarações no final de uma visita às obras, salientou que existe “uma melhoria significativa das condições de operacionalidade e das condições de segurança”.

A obra visa aumentar a capacidade do setor comercial, criando um cais mais extenso e uma maior área de parqueamento de contentores, permitindo a operação de dois navios em simultâneo e melhorando os ciclos de movimentação dos contentores.

Por outro lado, a empreitada vai também promover uma melhoria das condições de segurança no tráfego de passageiros e viaturas em navios ferry, permitindo a sua operação em simultâneo com os navios comerciais.

Através desta obra serão ainda consideravelmente melhoradas as condições de agitação, não só no cais comercial e respetiva bacia de manobra, mas também na entrada e na bacia do Núcleo de Recreio Náutico.

A empreitada, que representa um investimento superior a 18 milhões de euros, permitirá também um melhor ordenamento do porto, separando as diversas valências (mercadorias/passageiros), aumentando a segurança nas operações portuárias de acordo com o código ISPS.

Ana Cunha afirmou que a obra registou "um ligeiro atraso”, já que “houve um pedido de prorrogação da obra, que é normal neste tipo de empreitadas, determinada essencialmente pelas condições climatéricas que condicionam sempre a prossecução dos trabalhos".

"Foi uma prorrogação graciosa, sem custos para o dono da obra, e que também não foi excessiva”, frisou, acrescentando que a empreitada deve estar concluída no primeiro trimestre de 2018.

Paralelamente, será ainda executada a empreitada de aumento do terrapleno do Porto das Velas, o que permitirá aproveitar a plataforma que o adjudicatário da empreitada do prolongamento do molhe-cais executou para estaleiro, para reposição da capacidade de parqueamento de contentores e melhoria do acesso e circulação no porto comercial, garantindo e melhorando a segurança das operações portuárias.

Esta obra, consignada no início deste mês, representa um investimento superior a 1,7 milhões de euros.

 

Fonte: GaCS

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos