Economia

Número de dormidas na hotelaria cresceu 15,6% entre 2013 e 2016

  • 10 de Outubro de 2017
  • 18 Visualizações, Última Leitura a 18 Outubro 2017 às 12:06
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O número de dormidas em estabelecimentos turísticos cresceu em todas as regiões do país entre 2013 e 2016, tendo os Açores registado a maior taxa de crescimento do país na hotelaria.

De acordo com dados sobre a diferenciação territorial do turismo, incluídos na 5ª edição do Retrato Territorial de Portugal, publicação bienal do Instituto Nacional de Estatística (INE), disponibilizada, na hotelaria as maiores taxas de crescimento registaram-se nos Açores (+15,6%) e nas regiões Norte e Alentejo, ambas com um acréscimo de 13,5%.

Nos estabelecimentos de Turismo no Espaço Rural e Turismo de Habitação, as maiores taxas de crescimento do número de dormidas registaram-se nas regiões Centro (+39,1%), Norte (+25,7%), Algarve (+24,9%) e Alentejo (+23,9%), entre 2013 e 2016.

Já na Área Metropolitana de Lisboa (AML) verificou-se um decréscimo de cerca de 10% ao ano nas dormidas em estabelecimentos daquelas mesmas tipologias, embora o INE sustente que o valor relativo às áreas predominantemente rurais da AML “está sujeito a segredo estatístico”.

No Alojamento Local, o crescimento no número de dormidas foi mais expressivo na Área Metropolitana de Lisboa (+29,7%) e no Algarve (+23,3%), enquanto na hotelaria as maiores taxas de crescimento registaram-se nos Açores (+15,6%) e nas regiões Norte e Alentejo, ambas com um acréscimo de 13,5%.

Os dados da diferenciação territorial do turismo em Portugal revelam ainda que em 2016, em 40 municípios dispersos pelo país - embora mais concentrados no litoral do Alentejo, na faixa ocidental do litoral do Algarve e em algumas ilhas da Região Autónoma dos Açores - “mais de metade das dormidas ocorreu entre julho e setembro”.

“Os municípios em que o efeito de sazonalidade nos meses de julho a setembro era menos intenso (valores abaixo de um terço do total de dormidas no ano) situavam-se maioritariamente no território do interior da região Centro, nas áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa e também na Região Autónoma da Madeira”, esclarece o INE.


Fonte: Lusa

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos