Economia

Portugal junta-se à UE para avançar com tributação da economia digital

  • 17 de Setembro de 2017
  • 165 Visualizações, Última Leitura a 19 Agosto 2018 às 14:59
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Portugal decidiu juntar-se a uma iniciativa de alguns Estados-membros da União Europeia que desejam avançar o quanto antes com um modelo de tributação da economia digital, anunciou o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, em Talin.

À saída de uma reunião informal de ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin), na qual liderou ontem a delegação portuguesa dado Mário Centeno já ter regressado a Portugal, António Mendonça Mendes referiu que, durante a discussão sobre este tema, anunciou que Portugal se junta a uma iniciativa liderada por França, Alemanha, Itália e Espanha, por uma questão financeira mas também de “justiça”.

“Estamos a falar de valores muito significativos. No dia-a-dia, o comércio eletrónico passou a fazer parte do nosso quotidiano: todos nós compramos livros pela Internet, todos nós compramos viagens pela Internet, todos nós publicitamos eventos em meios digitais, e por isso estamos a falar de muito dinheiro. E o dinheiro é muito importante, mas também é muito importante este sentimento de justiça: nós temos um setor económico novo, uma nova realidade, e ainda bem que temos essa nova realidade, mas essa nova realidade não está a ser tributada. Portanto, independentemente do valor, é uma questão de princípio”, declarou.

O secretário de Estado enfatizou que a questão da tributação da economia digital é “um problema global e uma nova realidade que não pode ser enfrentada por um Estado-membro sozinho” nem tão pouco apenas pela UE.


Fonte: Lusa

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos