Economia

Mais de 150 escalas de navios de cruzeiro em 2017

  • 1 de Setembro de 2017
  • 288 Visualizações, Última Leitura a 20 Abril 2019 às 04:55
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Já fizeram escala na Região 98 navios de cruzeiro, valor que está previsto atingir os 152 até ao final de dezembro.

O ano de 2017 caracteriza-se por ser aquele em que mais navios de cruzeiro vão fazer escala nos Açores, estando previstas um total de 152.De acordo com dados disponibilizados pela Portos dos Açores, até ao início de setembro já fizeram escala na Região 98 navios de cruzeiro, valor que está previsto atingir os 152 até ao final de dezembro.

Na próxima quarta-feira, começa a época de reposicionamentos com as Portas do Mar a receber o navio Navigator of the Seas, que tem capacidade para 3114 hóspedes e 1176 tripulantes.No entanto, o ponto alto da semana será no sábado, com a embarcação Crystal Symphony a realizar a centésima escala de um navio de cruzeiro na Região durante 2017.

Até dezembro, entre reposicionamentos e viagens no Atlântico, são aguardadas 54 escalas, das quais se destacam 13 escalas inaugurais com a estreia da companhia Viking Cruises nos Açores.Em jeito de curiosidade, André Moura, consultor para a área dos cruzeiros da Portos dos Açores, revelou mesmo que o operador alemão AIDA Cruises terá um navio atracado em Ponta Delgada no dia 25 de dezembro.

A operação com a AIDA Cruises iniciou-se no inverno de 2015, e segundo revelou André Moura, tem sido uma aposta ganha, com o mercado alemão a crescer nos Açores.Para o consultor da Portos dos Açores, 2017 ficará marcado como o segundo melhor ano em termos do número de passageiros desembarcados, 133 mil, mas “o melhor ano de sempre no número de escalas, com 152 escalas previstas”.

Se este ano se pode caracterizar por ter sido um ano de consolidação do negócio do turismo de cruzeiro, 2018 será um ano que ficará marcado pelo desafio da logística, dado o número crescente de passageiros na Região.Assim, a Portos dos Açores tem previsto para o próximo ano 142 escalas, que representam 180 mil passageiros e 80 mil tripulantes.Como destaca André Moura, o desafio surgirá devido número de passageiros, mas principalmente ao facto de haver vários dias com “dois, três e até quatro navios em simultâneo no mesmo porto”.

“A previsão de 260 mil visitantes resultantes deste nicho de mercado é, de facto, o incontornável destaque para o ano que vem”, realçou André Moura.Nestes agendamentos estão previstas nove estreias na Região, com os navios Norwegian Bliss, Norwegian Breakaway, MSC Preziosa, TUI Discovery 2 e Mein Schiff 6 em destaque.

Para o consultor para a área dos cruzeiros da Portos dos Açores, a aposta em trazer para a Região o turismo de cruzeiros já está a ter resultados positivos para o arquipélago, frisando que “portos de todo o mundo fazem investimentos brutais para receber navios de cruzeiro”.

Neste sentido, André Moura destacou o crescimento que se tem verificado no número de empresas de animação turística, referindo que “em 2010 havia nove empresas de animação turística e neste momento são quase quarenta”.

Outro fator que referiu foi o elevado poder económico da maioria dos turistas de navios de cruzeiros, que direta ou indiretamente contribuem com “verbas significativas para a Região”, não apenas com a escala do navio mas com os gastos que fazem. Por outro lado, lembrou os tripulantes destas embarcações que também desembarcam e acabam por realizar compras nas cidades que acolhem os navios.

Mas para o responsável um dos aspetos que merece grande atenção é a promoção que se faz da Região no exterior. “Estamos a falar de um universo de quase 200 mil pessoas que ouvem falar sobre os Açores, ficam a conhecer parte do arquipélago e que depois vão por sua vez falar de nós a outros”, disse.


Portos dos Açores na Seatrade Europe

A Portos dos Açores vai estar presente na Seatrade Europe, um dos maiores certames de cruzeiros na Europa, que se realiza de quarta e sexta-feira da próxima semana, em Hamburgo, na Alemanha.

A Seatrade Europe é especificamente dirigida à indústria do turismo de cruzeiros, pelo que o público-alvo são os operadores de turismo de cruzeiros, companhias/armadores, agentes de navegação, portos de destino e escala, estaleiros de construção naval, jornalistas da especialidade, empresas de seguros e fornecedores de toda a logística inerente a esta temática.

Esta representação da Portos dos Açores insere-se no plano de atividades promocionais dos portos açorianos a nível internacional, ficando integrada no stand Cruise Portugal, no âmbito de uma promoção conjunta dos portos portugueses.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos