Economia

Informação sobre resíduos junto às empresas

  • 8 de Fevereiro de 2010
  • 247 Visualizações, Última Leitura a 18 Dezembro 2017 às 14:30
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Sistema Regional de Informação sobre Resíduos entrou em funcionamento no início de 2010 e a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar tem vindo a facilitar a sua implementação promovendo acções de formação em todas as ilhas.

Até à data já foram realizadas 11 acções nas ilhas do Corvo, Faial, Pico, Terceira, Graciosa e São Miguel que contaram com 154 participantes.

Como resultado, mais de 100 empresas e entidades, públicas e privadas, já fizeram a sua inscrição online no SRIR através do endereço www.residuos-azores.org

Até ao final de Fevereiro estão agendadas mais 8 acções nas ilhas das Flores (dias 8 e 9), Pico (dia 12), São Jorge (dias 17 e 18), Santa Maria (dia 23), São Miguel (dia 24) e Faial (dia 26).

Ao nível do transporte rodoviário de resíduos a nova Guia de Acompanhamento já é utilizada por 887 empresas e entidades nos Açores.

A atribuição do número de registo é gratuita, bastando para o efeito a prévia solicitação para o mail residuos.dra@azores.gov.pt  ou através do telefone 292 207 300.

No âmbito do sistema de apoio financeiro ao transporte marítimo de resíduos, em 2009 candidataram-se 5 operadores licenciados para a gestão de resíduos que irão usufruir de um montante de apoio total de mais de 88 mil euros. Este apoio foi criado com a publicação da Portaria 58/2009, de 13/07, a qual foi recentemente alterada pela Portaria 3/2010, de 19/11, passando agora a ser possível apoiar o transporte marítimo de veículos em fim de vida das ilhas para as quais não exista operador licenciado para a sua gestão para outras ilhas para aí serem descontaminados e desmantelados.

Em 2009 foram emitidos pela Direcção Regional do Ambiente 36 alvarás de licença de operação de gestão de resíduos, sendo 33 licenças de operações de armazenagem e tratamento de diversas tipologias de resíduos e 3 de aplicação de lamas em solos agrícolas. Das 36 licenças atribuídas, 13 foram-no em São Miguel, 7 na Terceira e 5 no Faial, 3 no Pico e 3 em São Jorge, 2 nas Flores e 2 na Graciosa e uma em Santa Maria. Assim, no final de 2009, foi possível verificar que existem operadores de gestão de resíduos com instalações licenciadas na maioria das ilhas do Arquipélago, sendo a única excepção o Corvo. O aumento do número de operadores licenciados em 2009 foi catapultado por um conjunto de diplomas e iniciativas que, por decisão do Governo, criaram especiais condições de incentivo e acompanhamento.

Centro na Graciosa

Por outro lado, o secretário regional do Ambiente e do Mar esteve quinta e sexta-feira na ilha Graciosa, numa visita de trabalho em que um dos objectivos foi a preparação, em conjunto com a Câmara Municipal, do processo de abertura do Centro Processamento de Resíduos da ilha.

No encontro com o presidente da autarquia, Manuel Avelar, Álamo Meneses teve a oportunidade de debater estratégias para a informação e sensibilização da população no que toca à separação de lixos, de forma a potenciar o cabal aproveitamento daquela nova infra-estrutura.

O centro vai acabar com os vazadouros e atribuirá à ilha o mais alto nível de processamento de resíduos, com um sistema de triagem que vai dividir os desperdícios em três componentes, com os resíduos orgânicos a serem encaminhados para o Centro de Valorização Orgânica por Compostagem, onde serão transformados em nova matéria, passível de ser utilizada em jardins e, com o aumento da qualidade e da quantidade, mesmo em solos agrícolas.

Outra das tipologias-base de resíduos são os chamados recicláveis, dos quais mais de um terço, tipicamente embalagens, terão “nova vida”, embora esta fora da Graciosa, exportados em contentores de transferência e transportados para unidades de triagem fina no exterior da ilha.

O restante, que já não tem utilização possível, sairá da ilha em unidades compactadas para ter o seu destino final em ilhas de maior dimensão, podendo ser ainda valorizado do ponto de vista energético.

Outro assunto que o governante tratou na sua visita tem a ver com a preparação da abertura, já este Verão, do Parque Natural daquela ilha que ostenta o estatuto internacional de reserva da biosfera.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos