Economia

Inflação média duplica este ano nas áreas ligadas ao turismo

  • 26 de Agosto de 2017
  • 168 Visualizações, Última Leitura a 19 Fevereiro 2019 às 15:58
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Inflação média nos hotéis, restaurantes, cafés, transportes, lazer e cultura, tudo serviços ligados ao turismo, duplicou este ano.

O crescimento do turismo começa a ter reflexos na subida do preço nos serviços a ele associados, sendo que a inflação média duplicou nesses serviços em julho deste ano, face aos valores médios que se registavam no ano passado, no início do verão.

Os dados mais recentes do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) revelam, por exemplo, que na área dos hotéis, cafés e restaurantes, serviços diretamente ligados ao turismo, enquanto que até julho do ano passado a inflação média nesses serviços rondava valores de 1 por cento, em julho deste ano, a inflação média dos últimos 12 meses já era mais do dobro, ou seja, 2,6 por cento.

Outra área onde se nota a mesma tendência é a dos transportes, onde as viagens aéreas têm grande peso e onde se verifica que enquanto até julho do ano passado, ainda havia uma deflação média, ou seja descida de preços, da ordem dos 2 por cento, em julho deste ano, a média dos últimos 12 meses já dava uma inflação, ou seja subida de preços, da ordem de 1,9 por cento. Portanto, uma inversão completa de tendência. E também noutros serviços associados ao turismo, como os de recreação, lazer e cultura, a inflação duplicou, uma vez que andou em valores médios na casa de 1 por cento até julho do ano passado e em julho deste ano, a média dos últimos 12 meses já dava uma inflação da ordem dos 2,5 por cento.

 

Fonte: Açoriano Oriental

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos