Economia

Zona euro mostrou sinais mais fortes de recuperação em Dezembro

  • 5 de Fevereiro de 2010
  • 183 Visualizações, Última Leitura a 22 Agosto 2017 às 03:21
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) anunciou hoje que a zona euro assinalou um crescimento em Dezembro, suportado pelas economias da França, Alemanha e Itália.

O indicador compósito avançado de Dezembro para os países da OCDE subiu 0,9 pontos, face ao mês anterior, e revelou uma progressão de 12,2 pontos em relação a igual mês de 2008, segundo os dados hoje divulgados por esta organização.

No conjunto dos países do euro, o indicador avançou também 0,9 pontos nesse mês, ficando 12,2 pontos acima do valor observado em Dezembro de 2008. A OCDE destaca, no seu relatório mensal, a retoma das economias da França, Alemanha, Itália e Reino Unido, em que este indicador subiu 0,9, 1,2, 0,8 e 0,9 pontos, respectivamente, quando comparado com Novembro, e cresceu 12,4, 14,9 14,7 e 11,5 pontos, respectivamente, face a Dezembro de 2008.

Quanto às sete maiores economias da OCDE (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e EUA), o indicador avançado melhorou 1 ponto face a Novembro, recuperando 10,4 pontos se comparado com o mesmo mês do ano passado. Nos EUA, verificou-se uma progressão de 0,9 pontos, em termos mensais, e de 9 pontos no que toca à variação anual.

O indicador compósito avançado (CLI) da OCDE é uma estimativa, com vista a detectar alterações nos ciclos económicos dos 29 países que integram esta organização e em nove zonas mundiais, com base em diferentes movimentos de curto prazo relacionados com a actividade económica.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Nove mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos