Economia

Vendas de carros aumentam com combustível do crédito

  • 5 de Julho de 2017
  • 270 Visualizações, Última Leitura a 24 Maio 2019 às 18:08
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

São quase 25 mil carros vendidos só em junho. As vendas de automóveis ligeiros de passageiros aumentaram mais 6,3% em Portugal, muito graças ao combustível do crédito concedido pelas próprias marcas e ao reforço das frotas do rent-a-car, a aproveitar o boom do turismo.

A Renault é o fabricante que mais tem aproveitado o aumento da confiança dos consumidores. Os franceses lideraram o mercado, com 3930 carros vendidos, uma subida de 15,5%. É praticamente o dobro dos automóveis comercializados pela rival Peugeot, que ocupou o segundo posto nas vendas, com 2075 carros, mais 2% do que no mesmo mês de 2016.

Mas a surpresa deste mês foi a Fiat. A marca italiana ocupa o terceiro lugar nas vendas, tendo registado 1821 automóveis ligeiros (+38,3%). Ultrapassou a Volkswagen, que comercializou 1805 carros e registou uma perda de 2,4% na comparação com o mês homólogo de 2016. A Mercedes fecha o top 5, com 1678 carros vendidos (+4,5%).

O rent-a-car está a dar uma grande ajuda às vendas. Só nos primeiros cinco meses do ano, as empresas de aluguer de automóveis compraram mais de 25 mil carros para responder ao aumento do turismo, de acordo com a ARAC, a associação do setor.

Mas é a maior facilidade de crédito, com campanhas muito agressivas de taxas de juro zero (ou quase) das próprias marcas, que está a impulsionar as vendas. O montante emprestado pelas instituições financeiras para compra de automóveis cresceu 32% em maio, revelou ontem a Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC). Até abril, segundo o Banco de Portugal, foram emprestados mais de 800 milhões de euros pelas instituições de crédito para aluguer ou compra de carros novos e usados (ver gráfico).

Ao todo, entre ligeiros, comerciais e pesados, os portugueses compraram 29 127 carros só em junho, um aumento de 7,5%, mesmo assim abaixo do ritmo de crescimento dos primeiros seis meses do ano, de acordo com os dados divulgados ontem pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Nos primeiros seis meses do ano, as vendas de carros ligeiros em Portugal aumentaram 7,2%, somando 127 199 veículos. O mercado continua a recuperar das perdas verificadas em 2012 e 2013. A Renault é a única marca com mais de 10% de quota de mercado, tendo vendido 18 529 veículos desde o início do ano, seguida pela Peugeot (12 234 automóveis) e pela Volkswagen (9774 carros).

Mas é no mercado do luxo que o crescimento está mais acelerado – as vendas neste segmento aumentaram 29,9% desde o início do ano. A lista é encabeçada pela Jaguar, seguida por Maserati, Ferrari, Aston Martin, Bentley e Lamborghini. A Jaguar vendeu 64 carros só em junho, seguida pela Maserati (cinco), Bentley e Ferrari (um por marca).


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Nove mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos