Economia

Papel do turismo na pesca salientado em Bruxelas

  • 5 de Julho de 2017
  • 327 Visualizações, Última Leitura a 18 Outubro 2019 às 06:59
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O parlamento europeu aprovou ontem um relatório sobre o papel do turismo ligado à pesca, numa sessão onde o eurodeputado socialista açoriano, Ricardo Serrão Santos, afirmou que “há que encontrar soluções sustentáveis e esta pode ser uma delas”.

Citado em nota de imprensa, Ricardo Serrão Santos, que é o coordenador dos socialistas na Comissão das Pescas do Parlamento Europeu, manifestou o seu apoio à proposta, salientado que “por um lado, muitos mananciais estão depauperados e, por outro, os pescadores lutam por recuperar rendimentos”.

O relatório ontem aprovado destaca o potencial ainda por explorar das atividades de pesca relacionadas com o turismo, que podem trazer grandes benefícios às comunidades que vivem nas zonas costeiras, diversificando as fontes de rendimento local. E considera que o turismo de pesca e o turismo relacionado com a observação e estudo dos peixes podem constituir atividades complementares à pesca comercial, permitindo às comunidades piscatórias gerar um rendimento suplementar.

O eurodeputado açoriano deu, por isso, o exemplo dos Açores onde “embarcações de pesca profissional artesanal podem operar com turistas a bordo” e salientou que “neste momento, há já uma conjugação de esforços entre o setor da pesca artesanal e a restauração, o que permite ao visitante assistir e auxiliar na captura e, depois, aprender a confecionar o pescado de acordo com a tradição da região”. Para Serrão Santos “o exemplo açoriano pode e deve servir de modelo para outras zonas da Europa”.

O relatório defende que a Comissão Europeia promova os destinos turísticos de pesca recreativa sustentável da Europa.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos