Economia

Governo vai certificar empresas com estratégia digital

  • 29 de Junho de 2017
  • 219 Visualizações, Última Leitura a 15 Outubro 2019 às 18:51
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Governo Regional anunciou a criação da Distinção PME Digital, visando incentivar a aposta das empresas na economia digital.

‘Distinção PME Digital’. Assim se  chama a medida que o Vice-Presidente do Governo Regional anunciou ontem, em Ponta Delgada, para certificar as empresas açorianas que integrem ferramentas digitais nos respetivos sistemas de produção e comercialização.

Sérgio Ávila que falava aos  jornalistas à margem de um workshop sobre economia digital que esteve a decorrer no Hotel Royal Garden, explicou que a iniciativa visa aumentar o número de pequenas e médias empresas (PME)  que se desenvolvem sustentadas em estratégias digitais, bem como alertar as menos despertas para o potencial de competitividade que estas tecnologias de informação encerram.

“A aposta no digital é essencial para a competitividade das empresas açorianas”, asseverou o governante, recordando que, “cada vez mais, o consumidor tem aceso  a  bens e serviços de qualquer parte do mundo à distância de um click”.

Portanto, se a condição arquipelágica  já se configurou como uma desvantagem para o setor empresarial açoriano no passado, agora, o Vice-Presidente do Governo dos Açores lembra que as ferramentas digitais são “uma enorme oportunidade” para as empresas da Região se inserirem nas cadeias de valor globais.

Para que isso seja possível, “para além de todos os sistemas de incentivo de apoio ao investimento,  nós vamos criar agora a ‘Distinção Digital PME que vai permitir certificar e qualificar as empresas que tenham práticas de economia digital”, disse Sérgio Ávila.

A ‘Distinção PME Digital’ surge, assim, no âmbito do Projeto @PME, e inserida na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, pelo que serão abertas candidaturas para as empresas que pretendam obter a certificação.

Cumprindo os requisitos, receberão “uma marca de garantia que estão, do ponto de vista digital, devidamente habilitadas para responder às necessidades de um mercado que é global”, esclareceu o governante.

O que é a economia digital e que papel têm as novas tecnologias?

A economia digital pode ser vista como um novo modelo mundial que se sustenta das novas tecnologias para estabelecer comunicações, transferências de dados, ou transações comerciais.

As novas tecnologias da informação e comunicação condensam várias potencialidades, mas no que diz diretamente respeito à economia digital são a imediatez da comunicação e o diluir de fronteiras as grandes vantagens que lhe podem ser atribuídas, ou não permitissem às empresas trabalharem a uma escala global e a desafiarem outras já instaladas no mercado. “Veja-se o caso da Uber que é a maior empresa mundial de transportes, que não tem um único carro nos seus efetivos físicos, ou da Airbnb, a maior empresa de gestão de hotelaria e que não tem um único ativo nos seus balanços”, apontou o presidente da IBM Portugal,  António Raposo de Lima.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Três? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos