Economia

Açores participam em reunião sobre biodiversidade em Paris

  • 5 de Fevereiro de 2010
  • 230 Visualizações, Última Leitura a 23 Outubro 2017 às 11:05
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A reunião teve como objectivo criar uma plataforma comum para a investigação em biodiversidade, no sentido de assegurar a sua gestão sustentável.

Entre 27 de Janeiro e três de Fevereiro, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar dos Açores, através da Direcção Regional do Ambiente, participou em diversas sessões de trabalho e na quinta reunião do Conselho Executivo do projecto net-biome, em Paris.

"O Net-Biome - Networking tropical and subtropical Biodiversity research in OuterMost regions and territories of Europe in support of sustainable development" é um projecto financiado pela UE, no âmbito do programa Era-net.

O Net-Biome agrega as regiões ultraperiféricas (RUP) e outros territórios periféricos europeus caracterizados por uma excepcional diversidade terrestre e marinha, com o objectivo partilhado de criar uma plataforma comum para a investigação em biodiversidade que procure responder às exigências específicas dessas regiões, no sentido de assegurar a gestão sustentável da biodiversidade.

Em pleno ano internacional para a biodiversidade, os trabalhos agora decorridos em Paris permitiram um importante avanço nos objectivos do Net-Biome, tendo havido uma primeira identificação dos temas prioritários de investigação tal como definidos tanto pelos investigadores como pelos gestores da biodiversidade nas regiões parceiras.

Estes temas prioritários serão a base do concurso para financiamento de projectos na área da biodiversidade a lançar no âmbito do Net-Biome, cuja abertura está prevista para o final de 2010.

Neste sentido, o projecto é extremamente inovador por tornar o envolvimento das instituições de investigação e da administração regional atraente, no sentido de assegurar que os interesses das próprias e, em última análise, da Região se vejam representados.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos