Economia

INE confirma crescimento homólogo de 2,8% no 1.º trimestre

  • 1 de Junho de 2017
  • 309 Visualizações, Última Leitura a 18 Junho 2019 às 02:42
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou ontem que a economia portuguesa cresceu 2,8% em termos homólogos e 1% em cadeia no primeiro trimestre deste ano, mantendo os números divulgados na estimativa rápida.

Desta forma, o INE confirmou que o desempenho homólogo do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre foi o mais positivo dos últimos 10 anos, já que iguala o crescimento verificado no último trimestre de 2007, período em que a economia portuguesa cresceu também 2,8%.

Estes números confirmam também uma aceleração da economia portuguesa, que tinha crescido 2% em termos homólogos no primeiro trimestre de 2016 e 0,7% no último trimestre de 2016.

No destaque divulgado ontem, o INE explica que a aceleração do PIB no primeiro trimestre deste ano, em termos homólogos, “resultou do aumento do contributo da procura externa líquida”, devido a uma subida mais acentuada das exportações (+9,7%) do que a observada nas importações (+8%).

“As exportações de bens e serviços em volume registaram um crescimento mais intenso no primeiro trimestre, passando de uma variação homóloga de 6,6% no quarto trimestre para 9,7%, com ambas as componentes, bens e serviços, a contribuírem no mesmo sentido”, destaca o INE, salientando que as exportações de bens aumentaram 9,2% no primeiro trimestre e as de serviços apresentaram uma variação homóloga de 10,9%.

Também as importações de bens e serviços em volume aceleraram ligeiramente, aumentando 8% em termos homólogos, após um crescimento de 7,7% no trimestre anterior.

Verificou-se ainda uma aceleração do investimento, que passou de um crescimento de 3,6% no quarto trimestre para 5,5% no primeiro trimestre.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos