Economia

Indicador de confiança dos consumidores em máximos

  • 30 de Maio de 2017
  • 274 Visualizações, Última Leitura a 23 Março 2019 às 00:29
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Expectativas relativas à evolução do desemprego e da situação económica do país contribuíram para novo máximo de indicador de confiança.

O indicador de confiança dos consumidores voltou a subir em maio e manteve a melhoria verificada desde o início de 2013.´

Atingiu o valor máximo da série iniciada em novembro de 1997, adiantou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

“A evolução do indicador de confiança dos Consumidores no último mês resultou do contributo positivo de todas as componentes, de forma mais expressiva nos casos das expectativas relativas à evolução do desemprego e da situação económica do país”, refere o INE.

O indicador de clima económico também registou uma melhoria entre janeiro e maio, depois do recuo verificado nos três meses anteriores. Em maio, os indicadores de confiança “aumentaram na Construção e Obras Públicas e nos Serviços, tendo estabilizado na Indústria Transformadora e diminuído ligeiramente no Comércio”.

No caso da construção e obras públicas, o indicador aumentou entre janeiro e maio e registou o número mais elevado desde junho de 2008, “refletindo no último mês, o contributo positivo das perspetivas de emprego, uma vez que o saldo das opiniões sobre a carteira de encomendas registou uma evolução negativa”.

Nos Serviços, o indicador de confiança subiu para máximos desde agosto de 2001: “Em abril, verificou-se uma evolução positiva de todas as componentes, opiniões sobre a atividade da empresa e sobre a evolução da carteira de encomendas e perspetivas sobre a evolução da procura.

No Comércio, o indicador de confiança “diminuiu ligeiramente” em maio, devido ao “contributo negativo das perspetivas de atividade e das apreciações sobre o volume de stocks”.


Fonte: Dinheiro Vivo

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Nove mais Oito? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos