Economia

Turismo rural em série que vai passar na RTP e aviões da SATA

  • 17 de Março de 2017
  • 281 Visualizações, Última Leitura a 23 Março 2019 às 00:38
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A RTP/Açores vai estrear a 20 de abril uma nova série com 20 episódios com o objetivo de divulgar o património existente nos Açores associado ao turismo em espaço rural (TER).

“Casas Açorianas – Repositório de Vivências” é o resultado de uma parceria entre as Casas Açorianas – Associação de Turismo em Espaço Rural, a RTP/A e a SATA e vai mostrar ao público conjuntos edificados espalhados pelas ilhas, bem como as realidades envolventes, que atestam o que de mais genuíno os Açores têm para oferecer a quem nos visita.

A série, ontem apresentada no pavilhão dos Açores no segundo dia da BTL, vai ser difundida pela RTP nas suas diversas plataformas e poderá ser visionada, em formato compacto, a bordo dos aviões da transportadora aérea açoriana.

“Este trabalho conjunto proporcionou meios para que a RTP possa disponibilizar, nas suas diversas plataformas, uma série de programas com um potencial de interesse cultural elevado, sobre a realidade rural açoriana, agora associada a uma atividade turística que oferece experiências únicas, que têm por base as vivências tradicionais de cada uma das nossas ilhas”, realçou, na ocasião, o presidente da Associação Casas Açorianas. Gilberto Vieira fez notar que a difusão destes programas será uma “forte mais-valia para a divulgação” das unidades de TER existentes no arquipélago, com o efeito estratégico de contribuir para “a imagem altamente diferenciada que caracteriza o destino Açores”.

Com rodagem em todas as ilhas, “Casas Açorianas – Repositório de Vivências” define-se como um projeto com “diversas dimensões”, salientando Gilberto Vieira o facto de poder ser visto fora de portas e, assim, ser “mais um meio de promoção do destino Açores” e “uma potencial forma de captação de novos clientes”.


Ministro e Passos elogiam Açores

Um dos convidados ilustres que passou pelo pavilhão dos Açores na BTL foi o ministro da Economia. Caldeira Cabral lembrou que esta foi a região do país que mais cresceu turisticamente em 2016 e que, em face da evolução do número de turistas, assim como da qualidade e diversidade da oferta, tem “tudo para ser um grande destino turístico português”. Sobretudo, vaticina, “vai saber conjugar o desfrute, a rentabilidade económica que o turismo traz e o desenvolvimento, mas também a preservação da natureza e do património histórico”.

Outro dos ilustres cuja visita não passou despercebida, foi o líder nacional do PSD. Apologista da qualificação do setor em Portugal do ponto de vista das infraestruturas e dos produtos que oferece, Pedro Passos Coelho realçou que os Açores são um dos “melhores ativos turísticos” do país, condição potenciada pela operação das companhias ‘low cost’ na sequência da liberalização do espaço aéreo. “Já se nota nos Açores uma procura turística muito maior. O produto que lá está, sobretudo natural, é muito bom”, frisou, esperando que a “força tremenda” das nove ilhas associada ao turismo de natureza se possa traduzir num “impulso grande” da sua economia.

 

Fonte: Açoriano Oriental

 

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos