Economia

Região aumenta investimentos para exportação de produtos

  • 8 de Março de 2017
  • 232 Visualizações, Última Leitura a 18 Junho 2019 às 23:31
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Durante os últimos dois anos, o sistema de incentivos para a competitividade empresarial recebeu 501 candidaturas, representando um total de investimento privado de 200 milhões de euros, sendo 75 por cento destinadas ao apoio à exportação.

“Deste investimento, 150 milhões de euros são destinados ao fomento da base económica da exportação. Isto é um sinal claro  que as nossas empresas estão a direcionar-se para a produção de bens transacionáveis”, assinalou Sérgio Ávila, vice-presidente do Governo Regional dos Açores, durante a visita ao Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas (SISAB), em Lisboa.

A presença de 31 empresas açorianas nesta feira permitiu a troca de informações com 1700 importadores, representando novas oportunidades de negócios para todo o mundo.

Sérgio Ávila garante que as empresas açorianas podem beneficiar de um sistema de incentivos para a internacionalização que apoia a comercialização e promoção dos produtos. “Agora nos transportes, a regulamentação comunitária é extremamente rígida e apenas permite o apoio entre o arquipélago e o território continental, para permitir que estejam em igualdade de circunstâncias com as empresas do continente e depois funciona o mercado. Nós asseguramos um apoio até 90 por cento para o transporte, que é o valor permitido pelas regras comunitárias”, frisou.

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores assinalou ainda o “crescimento significativo” do setor agroalimentar na Região, por via do aumento do consumo interno e  da exportação.

Ao longo dos últimos três anos foi criada a marca Açores, que já conta com 1750 produtos certificados, tem existido um estímulo para a aquisição de produtos regionais e, inclusivamente, o aumento do turismo permitiu subir o consumo de bens ligados ao setor agroalimentar.

“Registamos um crescimento da economia neste setor, por via de uma maior valorização dos produtos açorianos, um aumento do consumo pelo turismo e um aumento da exportação. Isto tem permitido aumentar o volume de vendas das 31 empresas presentes neste evento”, afirmou o vice-presidente dos Açores.

Carlos Morais, CEO do SISAB, garante que a aposta efetuada pelo Governo e empresas da Região vai permitir realizar bons negócios no futuro.

“Estou certo que durante os próximos anos mais negócios vão se concretizar na sequência de contactos realizados nesta feira”, referiu.


Crescimento do PIB

O responsável pela pasta das finanças regionais destacou “um enorme entusiasmo e um clima de perspetiva de crescimento de vendas para este ano. Senti que todas as empresas estão com pensamentos muito positivos e acho que este ano vai marcar mais uma consolidação da economia regional”.

Sérgio Ávila acredita que existe um potencial de crescimento no setor agroalimentar que permite vender a produção regional para todo o mundo. “Alguns empresários contaram-me que se conseguirem concretizar alguns negócios para a China tinham a produção toda vendida. É preciso perceber que os Açores são uma pequeníssima cidade na China e, por isso, existe um grande potencial de crescimento da nossa produção para a exportação”, frisou.

Um dos constrangimentos existentes pelas ligações de transportes marítimos, Sérgio Ávila, garante que o atual modelo é “sempre passível de ajustamentos”. “É um assunto que merece a reflexão do Governo permanentemente. Até agora não encontramos uma solução melhor que o modelo atual de transporte marítimo”, indicou.

Sérgio Ávila aproveitou ainda para destacar o crescimento do PIB em dois por cento, em 2016. “Nós tivemos três anos consecutivos com recessão e agora temos três anos consecutivos com crescimento. Em 2016 os Açores conseguiram subir o crescimento do PIB o que representa uma consolidação da retoma da atividade económica”, assinala o vice-presidente do Governo Regional.


Fonte: Açoriano Oriental

 

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Três? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos