Economia

Express Santorini regressa em Maio para assegurar ligações marítimas entre ilhas

  • 2 de Fevereiro de 2010
  • 217 Visualizações, Última Leitura a 20 Agosto 2017 às 07:54
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O navio Express Santorini vai regressar ao mar dos Açores em maio para assegurar as ligações entre as ilhas do arquipélago na operação de transporte de passageiros e veículos durante o verão, revelou hoje à Lusa fonte oficial.

Este navio, que os açorianos já conhecem das operações de 2008 e 2009, vai operar entre 3 de maio e 10 de outubro, na sequência do concurso internacional lançado pela Atlânticoline, que recebeu quatro propostas.

A proposta do armador grego Hellenic Seaways, proprietário do Express Santorini, ficou classificada em segundo lugar, mas acabou por ser a escolhida devido à desistência do primeiro classificado.

O Express Santorini é um navio com mais de 117 metros de comprimento, capaz de transportar 650 passageiros e 120 viaturas, a uma velocidade máxima de 19,5 nós.

A Atlânticoline tem ainda em aberto o concurso para a escolha do segundo navio para a operação deste ano, que vai assegurar as ligações entre as ilhas açorianas entre 7 de junho e 26 de setembro.

A operação de transporte marítimo de passageiros e veículos de 2010 inclui várias novidades, entre as quais uma inédita viagem aos Ilhéus das Formigas, um dos locais menos conhecidos dos Açores.

Esta viagem, cuja manutenção estará dependente da adesão de passageiros, prevê saída e regresso a Ponta Delgada no mesmo dia, não estando previsto nenhum desembarque nos oito rochedos que integram a Reserva Natural dos Ilhéus das Formigas, a 37 quilómetros a nordeste de Santa Maria.

Novidade é também o prolongamento de quase um mês desta operação, que apenas terminará a 10 de outubro, assim como uma definição de horários que coloca a Terceira como placa giratória nas ligações entre as ilhas dos grupos Central e Oriental.

A Atlânticoline, que transportou na operação do ano passado mais de mais de 110 mil passageiros e cerca de 15 mil viaturas, espera aumentar estes números, para o que conta com inovações como a possibilidade de compra de bilhetes através da Internet e o lançamento de um cartão de passageiro frequente, com oferta de descontos até 10 por cento.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos