Economia

Governo assegura que continua a apoiar transporte marítimo de resíduos no arquipélago

  • 2 de Fevereiro de 2010
  • 221 Visualizações, Última Leitura a 18 Novembro 2017 às 23:30
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Governo Regional dos Açores assegurou hoje que continua a apoiar o transporte marítimo de resíduos no arquipélago, frisando que a redução desses apoios para metade já estava prevista inicialmente.

“Foi claramente explicado a todos os operadores licenciados que, quem quisesse usufruir da maior percentagem de apoio, teria de efectuar o investimento em 2009 e que, quem se atrasasse, teria um apoio apenas de metade em 2010”, afirmou Álamo Meneses, secretário regional do Ambiente, em declarações aos jornalistas em Angra do Heroísmo.

O PSD/Açores apresentou segunda-feira um pedido de esclarecimento no parlamento regional, questionando as razões que levaram o governo a reduzir para metade os apoios ao transporte marítimo de resíduos, apenas seis meses depois da sua criação.

Segundo Álamo Meneses, essa redução já estava prevista, frisando que “todos os operadores puderam beneficiar deste apoio, que foi estabelecido para resolver o problema do passivo ambiental”.

Nesse sentido, revelou que o executivo regional já aceitou nove candidaturas, num investimento global de 83 mil euros, que permitiu o transporte de 2400 toneladas de resíduos.

Deste total, 2200 toneladas foram de resíduos metálicos, 153 toneladas de resíduos hospitalares perigosos e 37 toneladas de alcatrão.

Álamo Meneses reafirmou o “esforço” que o executivo regional está a efetuar para resolver o problema do passivo dos resíduos no arquipélago, recordando que, além do transporte marítimo, foi realizada uma operação que permitiu remover desde junho de 2007 cerca de 5400 toneladas de pneus usados em todo o arquipélago.

O secretário regional do Ambiente salientou ainda a remoção de 670 mil litros de óleos minerais usados e a retirada de 730 toneladas de resíduos metálicos abandonados nas ilhas da Graciosa, Corvo e Flores, classificadas como Reserva da Biosfera.

Atualmente, os Açores exportam mais de 10 mil toneladas de resíduos por ano, incluindo 8 mil toneladas de embalagens, 1600 toneladas de pneus usados, 800 toneladas de óleos usados e 12 toneladas de pilhas e acumuladores.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Um mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos