Economia

Inovação tecnológica nos transportes colectivos apoiada pelo Executivo

  • 2 de Fevereiro de 2010
  • 199 Visualizações, Última Leitura a 20 Agosto 2017 às 17:16
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O investimento do Governo visa a modernização tecnológica e ao nível da informação sobre o sistema de transportes colectivos de passageiros.

A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos vai apoiar a Empresa de Viação Terceirense, Lda na introdução de sistemas de geolocalização em multi-plataforma, os quais irão fornecer aos utentes informações diversas sobre os sistemas de transportes públicos, no âmbito do SIRIART (Sistema de Incentivos à Redução do Impacto Ambiental e Renovação das Frotas no Transporte Colectivo Regular de Passageiros).

Assim, no último trimestre deste ano, o sistema de transportes colectivos da ilha Terceira passará a disponibilizar importantes sistemas de informação ao público, nomeadamente a introdução, nos centros urbanos, de paragens inteligentes que informam o utente sobre a chegada e partida de autocarros e previsão dos tempos de espera.

Além disso, os utentes poderão contar com quiosques informativos com possibilidade de consulta de horários, itinerários e tarifários.

O pacote de inovações inclui ainda um inédito serviço SMS que disponibiliza informação, em tempo real, dos horários de chegada e partida dos autocarros em qualquer zona do circuito e uma plataforma Web com geolocalização do veículo em tempo real.

Encontra-se ainda prevista a implementação de uma experiência piloto de videovigilância em veículos.

Para a introdução do sistema de geolocalização, a empresa, através dos incentivos do SIRIATR, irá criar uma plataforma informática e de comunicações que ligará os serviços centrais, os autocarros (GPS), as paragens e quiosques multimédia.

Esta plataforma funcionará ainda como um importante instrumento de gestão da frota e respectiva racionalização de custos e eficiência energética.

À semelhança da iniciativa do departamento governamental em S. Miguel, a Empresa de Viação Terceirense, Lda disponibiliza, através do seu site informações sobre os horários, itinerários e tarifários, visando a melhoria do serviço prestado e informação ao público.

O objectivo destes procedimentos é a modernização tecnológica e ao nível da informação sobre o sistema de transportes colectivos de passageiros.

O investimento total na primeira fase do projecto a concretizar em 2010 ronda os 183 mil euros.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos