Economia

Região acolhe reunião de debate sobre criação do AIR Center

  • 26 de Janeiro de 2017
  • 371 Visualizações, Última Leitura a 17 Junho 2019 às 20:33
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Reunião decorre entre 20 e 22 de abril e contará com a presença de representantes de países para assinar memorando de entendimento.

O secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, anunciou ontem  que a Região vai acolher em abril uma reunião sobre a criação do AIR Center (Centro de Investigação Internacional dos Açores) que contará com a participação de vários países.

Citado em nota do executivo regional, o secretário regional do Mar afirmou que “durante a reunião, que se irá realizar nos Açores durante o mês de abril e que contará com a presença de vários países, como o Brasil, Cabo Verde, Inglaterra e Espanha, será assinado o memorando de entendimento sobre a criação do AIR Center”.

Gui Menezes que falava no final de um encontro com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, revelou ainda que este evento contará ainda a participação de várias empresas que “têm demonstrado interesse em associar-se ao AIR Center”.

Recorde-se que ainda em novembro o ministro da Ciência e Tecnologia tinha convidado os seus parceiros europeus para uma cimeira a realizar em abril nos Açores sobre o estabelecimento de um centro de investigação internacional para o Atlântico no arquipélago.

Na ocasião, Manuel Heitor revelou que a reunião nos Açores terá lugar entre 20 e 22 de abril.

Segundo o secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, o Centro de Investigação Internacional dos Açores deverá ser implementado “a médio/longo prazo”, defendendo que “este Governo da República, em articulação com o Governo Regional, está a saber aproveitar o potencial dos Açores”.

Para além da importância da localização geográfica dos Açores, o titular das pastas da Ciência e Tecnologia salientou as infraestruturas e o conhecimento instalados no arquipélago enquanto “mais-valias para a projeção da Região e do País vários domínios”.

Gui Menezes referiu ainda que “o Governo dos Açores está a acompanhar as negociações sobre a agenda científica do AIR Center”, acrescentando que “é um projeto que se pretende sólido e sustentável em termos económicos e científicos” para a Região.

Na sequência dos workshops que se têm realizado sobre a criação do Centro de Investigação Internacional dos Açores, e em que têm participado empresas e investigadores de vários países, o secretário regional do Mar refere que se prevê, “a curto prazo, a criação de grupos de trabalho temáticos que irão elaborar propostas de modelos de governação, funcionamento e de financiamento do AIR Center”.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Nove mais Três? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos