Economia

Rotulagem obrigatória de origem do leite é "boa notícia"

  • 25 de Janeiro de 2017
  • 268 Visualizações, Última Leitura a 23 Julho 2019 às 23:13
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O secretário regional da Agricultura e Florestas considerou ontem uma “boa notícia” a rotulagem obrigatória da origem do leite e produtos lácteos, na sequência de uma autorização que Portugal recebeu da União Europeia (UE).

“Claramente uma boa notícia, que protege, perante os consumidores, aquilo que são produções nacionais e locais”, afirmou João Ponte.

Portugal recebeu autorização da União Europeia para aprovar um diploma que torna obrigatório que o leite e os produtos lácteos tenham nas embalagens a menção de origem portuguesa, anunciou na segunda-feira em Bruxelas o ministro português da Agricultura.

Capoulas Santos apontou que, até agora, apenas um Estado-membro, França, tinha pedido e obtido idêntica autorização, tornando-se Portugal, “ao fim de cinco meses, o segundo Estado-membro a conseguir essa autorização”, o que permitirá “pôr em execução uma medida que o setor considera muito importante”.

O secretário regional da Agricultura e Florestas  destacou que esta era uma “luta antiga” que agora é reconhecida e permitirá ao consumidor, quando for a um supermercado, “ter a certeza de qual a origem do produto lácteo que está a comprar”.

“No caso particular dos Açores isso tem muito interesse, porque o nosso principal mercado é o continental e apesar de termos a marca Açores o que acontece, neste momento, é que os mercados ainda são ‘invadidos’ por produtos não nacionais”, sublinhou João Ponte.

Recorde-se que a marca Açores foi criada pelo Governo regional em 30 de janeiro de 2015, baseada na natureza, podendo ser utilizada por entidades públicas e privadas para certificação e promoção dos seus produtos.


Fonte: Lusa

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos