Economia

Taxa de inflação média subiu para 1,23% em dezembro

  • 12 de Janeiro de 2017
  • 336 Visualizações, Última Leitura a 23 Maio 2019 às 01:32
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A taxa de inflação média nos Açores, em dezembro, subiu para 1,23 por cento, enquanto a nível nacional se situou nos 0,61%.

De acordo com informação do Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de variação média dos últimos doze meses, terminados em dezembro, do Índice de Preços no Consumidor (IPC) subiu para 1,23% no arquipélago.

As maiores variações médias verificaram-se nas classes “Bebidas alcoólicas e tabaco”, “Comunicações” e “Lazer, recreação e cultura” com taxas positivas, respetivamente, de 4,42%, 2,92% e 2,37%.

Já  as classes “Vestuário e calçado” e Transportes” apresentaram taxas negativas de 2,26% e 1,06%.

Por seu lado, a taxa de variação homóloga do mês de dezembro situou-se nos 1,83 por cento, subindo 0,20 pontos percentuais em relação à taxa divulgada no mês anterior.

Já a taxa mensal do índice de dezembro foi de 0,03%, subindo 0,04 pontos percentuais em relação ao mês de novembro.

A classe “Transportes” com 1,42%, é a que mais se realça no sentido da alta, enquanto no sentido da baixa temos a classe “Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas” com -0,58%.

Numa análise regional, verifica-se que os Açores foram a região do país onde em dezembro se registou uma queda mais significativa no valor das rendas de habitação por metro quadrado de área útil.

Segundo o IPC, o valor por metro quadrado das rendas caiu 0,5% em dezembro, a queda mais significativa no valor das rendas  registado no nosso país nesse mês.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos