Economia

“Em 2010 é preciso que o Estado esteja ao lado das empresas”

  • 29 de Janeiro de 2010
  • 240 Visualizações, Última Leitura a 19 Outubro 2017 às 17:11
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O primeiro-ministro defendeu hoje que o Estado não pode desistir de apoiar a economia, apesar de estar obrigado a combater o défice.

"Em 2010 é preciso que o Estado esteja ao lado das empresas", salientou José Sócrates, no debate quinzenal sobre a "transparência das contas públicas", acrescentando que "foi devido aos estímulos que foram dados que o país reagiu bem à crise".

Nesse sentido, não podemos "desistir de apoiar a nossa economia. O país reagiu bem à crise com a ajuda que o Estado deu às familias e às empresas. Foi muito importante para que a economia pudesse resistir à crise", frisou.

"Os estímulos que demos funcionaram muito bem e a ideia que exagerámos nas ajudas é uma ideia que não posso aceitar", referiu o ministro, em resposta a Ferreira Leite.

Sobre o saldo negativo das contas públicas, o primeiro ministro declarou que "a despesa sempre esteve controlada, o défice só aumentou porque houve redução das receitas".

Ferreira Leite rematou depois com ironia: "Que saudades do tempo em que tomou posse em Abril e conseguiu estimar o défice até à centésima. Não foi um caso de prémio Nobel, mas seguramente um caso de tese de doutoramento. Agora em Dezembro não consegue fazer estimativas até ao final do ano", referindo-se à altura em que José Sócrates venceu as eleições legislativas de 2005, derrotando Pedro Santana Lopes.

José Sócrates aproveitou a 'deixa' para explicar que este é um "orçamento de confiança" e o défice de 2005, (altura em que o partido de Ferreira Leite deixou o Governo) foi, no seu entendimento, resultado do descalabro da condução das contas públicas.

"O que separa este défice do défice de 2005 é obvio, em 2005 não havia nenhuma crise", respondeu. Já o défice de 9,3% "ficou a dever-se ao esforço que o Estado fez para recuperar a economia", explicou.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos