Economia

Oito queijos açorianos distinguidos em concurso

  • 18 de Novembro de 2016
  • 1230 Visualizações, Última Leitura a 24 Agosto 2019 às 19:55
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Três queijos dos Açores ganharam entre as 20 categorias do Concurso Queijos de Portugal 2016, organizado pela Associação Nacional dos Industriais de Laticínios (ANIL). A estes juntaram-se mais cinco queijos dos Açores distinguidos entre as 40 Menções Honrosas atribuídas, duas por cada uma das 20 categorias a concurso.

Foram assim oito, no total, os queijos dos Açores distinguidos e não apenas dois, como por lapso foi ontem referido pelo Açoriano Oriental. No total, participaram 206 queijos neste concurso que pretende promover os queijos portugueses e desenvolver a indústria queijeira no País.

Os queijos açorianos que venceram as suas categorias foram o Queijo Morião (curado), da Quinta dos Açores, que venceu na categoria Queijo de Vaca com Cura Prolongada; o Queijo de São Jorge ‘Lourais’, da Cooperativa Agrícola de Laticínios dos Lourais, na categoria de Queijo Ilha e o Queijo Ilha Azul (bola) da CALF - Cooperativa Agrícola de Laticínios do  Faial, na categoria de Queijo Flamengo.

Quanto às cinco Menções Honrosas, estas foram atribuídas ao Queijo Capelinhos, da CALF, na categoria de Queijo de Vaca com Cura Prolongada; aos Queijos de São Jorge ‘Beira’, da Uniqueijo - União das Cooperativas Agrícolas de Laticínios de São Jorge e ‘Topo’, da Cooperativa Agrícola de Laticínios do Topo, na categoria de Queijo Ilha; ao Queijo Valformoso Ervas e Alho (queijo fresco), da Insulac - Produtos Lácteos Açoreanos, na categoria de Queijo para Barrar e, finalmente, ao Queijo ‘Ilha Azul’ (prato), da CALF, na categoria de Queijo de Vaca de Cura Normal.

Citado em nota de imprensa, o presidente da ANIL, Casimiro de Almeida, afirmou ser “necessário que tenhamos a capacidade de conferir valor acrescentado aos nossos produtos e às nossas marcas” e daí a realização do Concurso  Queijos de Portugal, considerado essencial para a atribuição de um elemento ‘diferenciador’ aos queijos portugueses.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos