Economia

Lavoura pressiona indústria para subir preço do leite no imediato

  • 2 de Novembro de 2016
  • 355 Visualizações, Última Leitura a 20 Maio 2019 às 07:39
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O mercado europeu regista uma subida de preços pagos aos produtores, mas os efeitos da retoma ainda não chegaram aos produtores açorianos.

No continente, os produtores ligados à Lactogal, ficaram a saber que a partir de 1 de novembro (ontem) a empresa subiu o preço pago aos produtores em um cêntimo, por litro.

O presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, salienta que agora as indústrias nos Açores devem proceder a uma subida no imediato, porque os produtores não conseguem aguentar mais tempo com o atual modelo de pagamentos.

“As indústrias devem pensar numa subida a sério nos próximos tempos. Nós não vamos aguentar esta situação durante muito mais tempo. Já existe uma retoma dos mercados e vamos esperar que a indústria não mate a sua galinha dos ovos de ouro”, frisa o representante dos produtores de leite dos Açores.

Jorge Rita afirma que “não se deve esperar uma subida inferior a um cêntimo”, acrescentando ser necessário “apresentar um estímulo para os produtores acreditarem no futuro do setor”.

Relativamente aos produtores da ilha Terceira, Jorge Rita, salienta que a subida deve ser imediata porque estão ligados à Lactogal, devendo beneficiar da mesma subida que se registou para os produtores do continente. Os produtores em São Miguel também devem beneficiar de uma subida, porque “os mercados estão favoráveis e começa a haver subidas de preços em vários produtores”.

Jorge Rita destaca que “não se deve esperar um ano para atualizar os preços”, aproveitando para recordar que na fase da descida dos preços as atualizações foram rápidas.

“A nossa expectativa é que a subida seja efetuada de forma gradual, porque não existe uma segurança total dos mercados”, acrescentando que os produtores “atualmente estão a perder dinheiro com a produção de leite. A indústria sabe disto e esperamos que consigam subir o preço do leite rapidamente”.

Jorge Rita salienta que a Região apresenta “o melhor leite do mundo”, devendo apostar em estratégias para a sua valorização nos mercados, através do lançamento de produtos de valor acrescentando ou colocação dos nossos produtos em mercados no estrangeiro.

O preço do leite na ilha de São Miguel tem sido marcado pela BEL e Unileite, sendo que nenhuma destas empresas anunciou ainda uma alteração no preço do leite pago aos produtores em São Miguel.


Pagamento das rendas dos terrenos

Durante as próximas duas semanas os agricultores açorianos vão aproveitar para proceder ao pagamento das rendas de produtos agrícolas.

A tradição é que os subsídios do POSEI, recebidos no último dia de outubro, sejam aplicados no pagamento das rendas, mas também para efetuar o pagamento de serviços e dívidas a fornecedores. Este é um momento de equilíbrio das contas dos lavradores que aproveitam a chegada de apoios para saldar as dívidas.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Um mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos