Economia

Turismo, agro-pecuária e pescas são sectores com potencial de grande crescimento - presidente da APIA

  • 20 de Janeiro de 2010
  • 242 Visualizações, Última Leitura a 18 Novembro 2017 às 23:30
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O presidente da Agência para a Promoção do Investimento nos Açores (APIA), Gualter Couto, apontou hoje o turismo, a agro-pecuária e as pescas como “sectores de grande potencial para o investimento e desenvolvimento" no arquipélago.

“O turismo do golfe, saúde, natureza ou desportos náuticos, os lacticínios, a transformação de carnes ou a aquacultura são áreas com um potencial de crescimento muito grande na região, a par de alguma indústria e da geoestratégia”, afirmou o presidente da APIA.

A água potável engarrafada, que pode ser exportada para o mercado da Macaronésia (Madeira, Canárias e Cabo Verde) foi um dos exemplos apontados como “negócio do futuro”.

Gualter Couto, que falava perante cerca de três dezenas de empresários num pequeno-almoço organizado pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, lembrou que “os empresários açorianos devem investir em associação com marcas já consagradas”.

“Uma unidade hoteleira pode e deve, em vez de dar um nome local, associar-se a uma marca internacional de hotelaria, de forma a beneficiar não só da promoção que já está feita como de toda a experiência que já está testada”, frisou.

Gualter Couto defendeu que, “entre 1996 e 2008, os Açores cresceram 170 por cento na oferta turística devido ao empreendedorismo regional" mas alertou que “são necessárias associações a marcas internacionais para crescer mais, de forma sustentável”.

Os Açores "estão na moda, mas não se tem tirado grande partido desse facto”, lamentou o presidente da APIA.

Na sua intervenção, Gualter Couto alertou ainda os empresários para “a necessidade de terem mais peso no crescimento económico, considerando que "têm que ser mais empreendedores".

Para o responsável, “a especialização em determinadas áreas é benéfica, como a do turismo, por exemplo”, admitindo, contudo, que “se fica mais exposto em tempos de crise”.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Nove mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos