Economia

Federação satisfeita com descida do preço do gasóleo para a pesca artesanal nos Açores

  • 2 de Agosto de 2016
  • 437 Visualizações, Última Leitura a 23 Março 2019 às 00:18
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A Federação das Pescas dos Açores manifestou-se satisfeita com a medida do Governo Regional, que ontem entrou em vigor, de descer o preço do gasóleo para a frota artesanal e que deverá beneficiar cerca de 350 embarcações, mais de metade da frota açoriana, tendo o seu maior impacto na ilha de São Miguel.

Segundo refere o presidente da Federação das Pescas dos Açores, Gualberto Rita, citado em nota de imprensa,  esta é uma medida que já tinha sido solicitada ao Governo Regional no sentido do poder “atenuar a crise que se vive no setor da pesca”.

A Federação das Pescas dos Açores lembra que os últimos anos já foram caracterizados pela ocorrência de períodos excecionalmente prolongados de mau tempo e pela diminuição da ocorrência de algumas espécies emblemáticas para a pesca na Região.

Por isso, o abaixamento do preço do gasóleo para a frota de pesca artesanal era uma pretensão “há muito reclamada pela Federação das Pescas dos Açores”, que voltou a chamar a atenção para esta necessidade durante a  mais recente reunião entre a Federação e o Presidente do Governo, no âmbito do plano de resgate ao setor das pescas.

Segundo Gualberto Rita, citado em nota de imprensa, “esta medida pode contribuir para atenuar as dificuldades que muitos armadores estão a sentir neste momento”, salientando ainda o presidente da Federação das Pescas dos Açores a importância desta medida em São Miguel, ilha onde e “por razões de gestão”, foi suspensa a pescaria do goraz.

Apesar de elogiar o abaixamento do preço do gasóleo,  a Federação das Pescas dos Açores não deixou, contudo, de relembrar ao Governo Regional que os pescadores ainda aguardam pelo pagamento de ajudas no âmbito do Posei-Pescas.

Recorde-se que na passada sexta-feira, o secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, anunciou que o preço do gasóleo para a frota de pesca artesanal seria equiparado a partir deste mês ao da frota cabinada, o que representa a desburocratização de um apoio que era demorado e a descida imediata de preço do gasóleo em cerca de 10 cêntimos por litro.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Um mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos