Economia

Governo avança com apoios para potenciar aquicultura

  • 9 de Julho de 2016
  • 430 Visualizações, Última Leitura a 17 Setembro 2019 às 22:47
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

As empresas podem apresentar a partir de hoje, em parceira com investigadores, ações inovadoras na área da aquicultura nos Açores, segundo uma portaria ontem publicada no Jornal Oficial que regulamenta o regime de apoio à inovação em aquicultura.

“A portaria publicada é o primeiro passo da mobilização de fundos comunitários do programa operacional Mar 2020”, disse à agência Lusa o secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu.

O governante declarou que esta portaria só agora avança devido ao “grande atraso” registado na entrada em vigor do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, adiantando que se vai assistir a três fases neste processo, sendo que a primeira compreende os projetos de inovação para a aquicultura.

“Mais tarde virá uma segunda tranche, maior, para os chamados investimentos produtivos em aquicultura em que as empresas desenvolvem já produções de escala comercial, podendo-se apresentar projetos maiores, estando o valor ainda por definir, mas pensamos que poderá ser cerca de 400 mil euros por projeto”, adiantou o secretário regional.

Fausto Brito e Abreu acrescentou que estão a ser estudadas majorações para a utilização de uma aquicultura “mais moderna”, que contempla o uso de mais de uma espécie, a denominada aquicultura multitrófica, em que a produção de uma espécie “traz benefícios” para outra.

O membro do executivo açoriano esclareceu que se pretende “promover algum estímulo” no que concerne à ligação da aquicultura à biotecnologia, bem como da atividade às comunidades piscatórias e associações do setor, visando mobilizar os pescadores.


Fonte: Lusa

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Nove mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos