Economia

Internet é o meio preferido dos turistas para reservas

  • 16 de Junho de 2016
  • 401 Visualizações, Última Leitura a 17 Setembro 2019 às 23:21
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

São cada vez menos os turistas que, para visitar os Açores, recorrem a agências e operadores, preferindo os canais online.

No verão de 2015, 61% dos turistas reservou a viagem aos Açores através de canais online, e no inverno passado, a tendência não só se confirmou, como se acentuou.

De acordo com os resultados preliminares do Inquérito à Satisfação do Turista que visita os Açores - Inverno IATA 2015-2016, realizado pelo Observatório do Turismo dos Açores, 71% dos turistas inquiridos fez as suas reservas na internet, através dos websites de operadores turísticos ou agências, bem como das companhias aéreas, alojamentos, empresas de animação, entre outros.

Concluindo-se, assim, que são cada vez menos aqueles que recorrem às agências e operadores turísticos para que sejam estes a proceder à reserva da viagem.

Os dados já divulgados do inquérito mostram ainda que, para a maioria (48,4%), a viagem aos Açores foi planeada com uma antecedência de 1 a 3 meses, tendo sido os Açores a primeira opção para 77,7% dos turistas inquiridos que, em 81% dos casos visitou os Açores pela primeira vez.

Os voos nas companhias aéreas  low cost (38,8%) e charter (13,3%) foram a escolha da maioria dos turistas que visitaram a Região no inverno passado, verificando-se mesmo um aumento do número de visitantes que utilizou os voos low cost, em comparação com o verão de 2015, altura em que este tipo de voo foi escolhido por 29,6% dos turistas inquiridos.

Foram os turistas que viajaram em voos low cost que se mostraram mais satisfeitos, classificando a experiência com 4,7 pontos (escala de 1 a 5).

Os resultados preliminares do Inquérito à Satisfação do Turista que visitou os Açores durante o último inverno mostram ainda que, para 98,6% dos inquiridos o Destino Açores correspondeu ou superou  as suas expectativas, mas só 69% tem intenção de voltar aos Açores.

Contudo, é de registar que 90,5% afirmou que é bastante ou muito provável recomendar os Açores como destino turístico.No que se refere ao preço, para 63,2% dos turistas o preço é justo em relação à qualidade oferecida.

A experiência global mereceu 4,6 pontos (numa escala de 1 a 5) dos turistas inquiridos, sendo os  transportes e a mobilidade (3,6) e as atividades de animação (3,7) as componentes que menos pontos obteve.

Acima de quatro pontos ficaram componentes como os atributos do destino (4,4), o alojamento (4,3) e a restauração (4,1).


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos