Economia

Turismo com mais de metade da oferta formativa no Profissional

  • 14 de Junho de 2016
  • 865 Visualizações, Última Leitura a 17 Setembro 2019 às 22:50
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Dos 37 cursos que abrem nas Escolas Profissionais dos Açores no próximo ano, 20 destinam-se ao setor do Turismo.

As 17 Escolas Profissionais dos Açores vão abrir 37 cursos novos no ano letivo de 2016/2017 e destes, 20 são cursos da área do Turismo, ou seja, mais de metade da oferta formativa.

Uma tendência que se afirma ainda mais na ilha de São Miguel, onde as suas 11 Escolas Profissionais vão abrir 23 cursos novos no próximo ano letivo, sendo 14 deles, ou seja, cerca de 60 por cento do total, cursos destinados ao setor do Turismo.

Entre cursos totalmente novos e cursos que já se realizaram no passado e regressam no próximo ano letivo, a oferta formativa de nível IV nas Escolas Profissionais dos Açores no próximo ano letivo vai incluir cursos como o de Técnico de Turismo; Rececionista de Hotel; Técnico de Informação e Animação Turística; Técnico de Agências de Viagens e Transportes; Técnico de Restaurante/Bar; Técnico de Cozinha/Pastelaria ou   Técnico de Termalismo, entre outros cursos.

No total das 17 Escolas Profissionais dos Açores, só três delas não abrem no próximo ano cursos de Turismo. São elas a ENTA e a Povoação, em São Miguel e a Escola da Santa Casa de Angra, na Terceira.

E há mesmo escolas como a Aprodaz; Câmara do Comércio de Ponta Delgada; Ribeira Grande; Vila Franca e Nordeste, todas elas de São Miguel, que só abrem cursos novos na área do Turismo no próximo ano letivo.

Isto sem falar obviamente da oferta formativa especializada da Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores ou até de alguma oferta a este nível que existe na via profissionalizante nas escolas do Ensino Regular, embora a grande aposta nesta área seja nas Escolas Profissionais.

A expectativa é da de que as vagas nesses cursos sejam facilmente preenchidas, uma vez que com a liberalização das ligações aéreas ao Continente, o Turismo voltou a ficar na ‘moda’ e é considerado neste momento o único setor da economia açoriana com uma verdadeira capacidade empregadora, face à retração que ainda se verifica na Construção e agora até na Agricultura.

Os cursos profissionais de nível IV são cursos de nível Secundário para alunos que concluíram o 9º ano de escolaridade.

São cursos profissionais que privilegiam a inserção no mundo de trabalho, mas permitem também o prosseguimento de estudos de nível superior para quem o quiser fazer.

Em declarações ao Açoriano Oriental, a diretora regional da Educação, Fabíola Cardoso, justifica esta forte aposta no Turismo na oferta formativa das Escolas Profissionais dos Açores para o ano letivo de 2016/2017 com o facto desta ser neste momento uma “área prioritária para o desenvolvimento da Região”, lembrando que os técnicos que começarão a ser formados no próximo ano letivo só estarão aptos para integrar o mercado de trabalho daqui a três anos.

Isto quando já neste momento os empresários reclamam da falta de pessoal qualificado para trabalhar em restaurantes, hotéis e serviços turísticos.

“Nos últimos anos temos tido cursos na área do Turismo, mas reconhecemos que este ano foi feita uma aposta mais forte, precisamente para garantir que iremos ter técnicos de qualidade disponíveis nesta área que tanto importa à Região”, afirmou ainda a diretora regional da Educação.

O Ensino Profissional nos Açores sofre assim uma reorientação para o Turismo, depois de anos mais virado para setores como a Construção Civil ou o Comércio e Serviços.

Uma reorientação que pode obrigar as escolas a mudar o perfil médio dos seus formadores, embora Fabíola Cardoso considere que a “adaptação às necessidades do mercado e às áreas que vão sendo consideradas prioritárias é algo a que já todas as escolas estavam habituadas a fazer e que está na génese da sua existência”.

Aliás, tem sido a mudança dos cursos ao longo dos anos que tem evitado a saturação do mercado de trabalho e tem garantido o bom nível de empregabilidade que os alunos saídos das Escolas Profissionais têm, se comparados com os que saem do Ensino Regular com o 12º ano.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos