Economia

IAE com crescimento acima dos 4% nos Açores

  • 15 de Abril de 2016
  • 494 Visualizações, Última Leitura a 19 Fevereiro 2019 às 17:42
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Os dados divulgados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) indicam um crescimento do Indicador de Actividade Económica, nos últimos quatro meses, nos Açores.

O vice-presidente do Governo afirmou que os dados publicados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), relativos ao Indicador de Actividade Económica, demonstram que os Açores continuam a registar “uma retoma significativa da actividade económica”.

Sérgio Ávila considerou o crescimento registado em Fevereiro deste ano, superior em quatro por cento ao verificado no mesmo mês de 2015, como revelador de que “nos últimos quatro meses o crescimento da actividade económica nos Açores tem sido sempre superior a quatro por cento, que é um valor extremamente significativo”.

Para o vice-presidente, esse crescimento “consolida a dinâmica de retoma" da economia açoriana e é, essencialmente, "um indicador extremamente positivo em termos de impacto ao nível do emprego e da criação de riqueza e de rendimento na Região”.

Sérgio Ávila disse também que o Indicador de Actividade Económica agora divulgado pelo SREA confirma, por outro lado, “o optimismo que tem vindo a ser revelado pelos diversos agentes económicos e sociais por aquilo que será o crescimento que a economia dos Açores irá registar ao longo deste ano”.

O Índice de Actividade Económica é um indicador de síntese construído para acompanhar a evolução, no curto prazo, da economia regional, a partir de séries de referência da actividade económica.As séries utilizadas na obtenção do IAE-Açores foram o “Leite Entregue nas Fábricas”, o “Gado Abatido”, a "Pesca Descarregada”, a “Produção de Energia”, a “Produção de Produtos Lácteos”, o “Consumo de Energia na Indústria”, a “Venda de Cimento”, os “Empregados na Construção Civil”, os “Passageiros Desembarcados Via Aérea”, as “Dormidas nos Estabelecimentos Hoteleiros”, os “Créditos Bancários Concedidos”, o “Número de Prédios Transaccionados” e o “Número de Levantamentos Multibanco”.


Fonte: Jornal Diário

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos