Economia

Plano para os resíduos entra hoje em vigor

  • 30 de Março de 2016
  • 413 Visualizações, Última Leitura a 17 Fevereiro 2019 às 04:31
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Plano Estratégico de Prevenção e Gestão de Resíduos dos Açores (PEPGRA) entra em vigor esta quarta-feira, dia 30 de Março.

O Plano Estratégico de Prevenção e Gestão de Resíduos dos Açores (PEPGRA) foi ontem publicado em Diário da República e entra em vigor esta quarta-feira, 30 de Março, com o objectivo prioritário de reduzir a produção de resíduos e aumentar a sua reutilização, minimizando ao máximo o recurso a aterro ou à valorização energética como destino final.

Até 2020, os Açores querem preparar para reutilização e reciclagem mais de 50% dos resíduos urbanos, incluindo papel, cartão, plástico, vidro, metal, madeira e resíduos biodegradáveis.

No âmbito da política de gestão de resíduos, assumida pelo Governo dos Açores como uma mais-valia para a qualidade de vida dos cidadãos e para a competitividade das actividades económicas, a Região investiu cerca de 40 milhões de euros na construção de Centros de Processamento em sete das nove ilhas.

Com a execução e entrada em funcionamento desta rede, já foi possível em 2015 reciclar mais de 10.360 toneladas de resíduos de embalagens reunidos nos sistemas de recolha selectiva, ou seja, mais 9,2% do que em 2014.

O PEPGRA, plano sectorial que foi sujeito a ampla consulta pública e à apreciação do Conselho Regional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, sucede ao Plano para a Gestão de Resíduos dos Açores e visa a protecção e a valorização ambiental, social e económica dos Açores.

Nesse sentido, estabelece as orientações estratégicas de âmbito regional da política de prevenção e de gestão de resíduos, envolvendo operadores, privados e instituições.


Fonte: Jornal Diário

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos