Economia

Açores levam biodiversidade à BTL

  • 8 de Janeiro de 2010
  • 255 Visualizações, Última Leitura a 18 Dezembro 2017 às 11:01
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Os Açores vão voltar a estar representados na 22ª edição da BTL - Feira Internacional de Turismo, o mais importante certamente ligado ao turismo que se realiza em Portugal, entre os dias 13 e 17 deste mês nas instalações da FIL, em Lisboa.

À semelhança de anos anteriores, a participação oficial da Região estará sob a alçada da Secretaria da Economia, em estreita colaboração com a Associação de Turismo dos Açores (ATA) e municípios açorianos.

Segundo fonte do AO, a programação do evento respeitante aos Açores estava ontem a ser ultimada pela parte governamental. De qualquer modo, é dado como certo que o stand reservado ao arquipélago terá cerca de 1000 metros quadrados (m2) e terá como tema de fundo a biodiversidade - até porque 2010 é o ano europeu da biodiversidade.

Durante o período em que se desenrolará a BTL, haverá acções de promoção das ilhas em várias zonas de Lisboa para divulgar e valorizar os Açores enquanto destino turístico. Em fase mais adiantada no que concerne à BTL estão as autarquias na maior ilha.

Segundo o presidente da Associação de Municípios de São Miguel (AMISM), esta organização pretende mostrar aos visitantes que esta ilha pode ser, simultaneamente, um destino de “unidade e diversidade”.

“Somos seis concelhos, seis destinos diferentes, mas temos uma grande unidade entre nós e ela assenta este ano naquilo que é o tema da biodiversidade”, acentuou Ricardo Silva.

O que a AMISM se propõe levar à BTL é mesmo uma das maiores novidades do espaço afecto aos Açores, isto porque vão apresentar painéis temáticos interactivos relacionados com a terra, mar e vulcanismo.

A cor será um dos elementos diferenciadores dos três painéis indicativos da biodiversidade em São Miguel: por exemplo enquanto o azul servirá para identificar a vida marinha, o vermelho fará a caracterização do ponto de vista vulcânico.

A AMISM terá um espaço de destaque dentro dos 1000 m2 para os Açores na FIL, no qual Ricardo Silva espera que as pessoas retenham alguns pontos.

Como por exemplo o facto de São Miguel possuir uma paisagem “deslumbrante e diversificada”, actividades de lazer relacionadas com a natureza - como a observação de cetáceos, mergulho, passeios de barco e pedestres - “qualidade gastronómica” e ser um “destino seguro e multigeracional, abrangendo desde crianças a idosos”.

O vulcanismo da ilha também se afirma como um elemento fundamental nessa ‘cadeia de valor’, destacando-se os cones vulcânicos e as caldeiras (das Furnas e Ribeira Grande).

“Queremos que aqueles que visitam o stand da AMISM saiam de lá com vontade de visitarem a ilha de São Miguel, porque assenta numa biodiversidade cativante”, realçou. || Diversificar oferta contra a crise A BTL - Feira Internacional de Turismo vai abrir o certame a novos sectores, tal como já tinha feito o ano passado, para diversificar a oferta e combater a sazonalidade.

Se em 2009 a novidade foram os destaques dados à gastronomia e ao turismo em espaço rural, a edição deste ano dará projecção a dois novos sectores: a BTL City Breaks e a BTL Termal Spas, motivados, respectivamente, pela aposta em destinos urbanos e no turismo de saúde e bem-estar (Spa’s e Termalismo).

A Comissão Organizadora da BTL 2010 assegura que no evento marcarão presença várias áreas de cultura e lazer de todas as regiões do país, ao longo de 30 mil metros quadrados, repartidos por três pavilhões. Enoturismo, Turismo Aventura e Náutico, além dos acima mencionados, serão algumas das propostas que vão levar à BTL as regiões de turismo dos Açores e Madeira, do Porto e Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

Pretende-se que o valor acrescentado que se irá conferir à oferta, nacional e internacional, possa ajudar a combater a crise e as flutuações no sector turístico.

Por exemplo, os produtos inovadores que estarão em exposição na FIL sofrem pouco com a sazonalidade: é por isso que têm maiores possibilidades de fidelizar os turistas a um determinado destino ao longo do ano. A BTL 2010 terá como destino convidado Lisboa, a cidade justamente anfitriã do evento.

É a primeira participação da capital portuguesa nessa qualidade, que assim dará a conhecer a cidade, a Costa do Estoril, Mafra, Oeiras e Sintra.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Três? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos