Economia

Empresas açorianas vão aumentar exportações em 2016

  • 2 de Março de 2016
  • 532 Visualizações, Última Leitura a 23 Março 2019 às 00:17
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A perspetiva das empresas açorianas presentes no SISAB - Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas, é aumentar o volume de vendas este ano.

A garantia foi apresentada por Sérgio Ávila, vice-presidente do Governo Regional dos Açores, durante uma visita aos Stand dos Açores presente na SISAB, em Lisboa.

O vice-presidente do Governo Regional reconhece que o crescimento da economia açoriana “passa pelo crescimento do setor agroalimentar e a sua capacidade para conquistar novos mercados”.

Para aumentar o volume de vendas a Região aposta na valorização dos produtos de marca Açores, que pode representar um sinal de confiança e qualidade dos produtos.

“A marca Açores vai permitir criar em todos os produtos uma identidade própria, através da nossa certificação pela natureza. Se desenvolvemos este projeto agora é tempo deste projeto mostrar os seus frutos, ajudando a aumentar o volume de vendas. Não existe melhor sítio para se crescer, porque aqui os empresários podem contactar e crescer o seu volume de vendas com compradores de todo o Mundo”, vincou.

Sérgio Ávila assegura que atualmente as empresas açorianas começam a sentir o problema de excesso de procura.  “A questão que se começa a colocar não é o mercado, mas ter capacidade para responder ao mercado. Isso é um bom problema”, sublinha.

A perspetiva da Região é que as empresas realizem investimentos ao longo de 2016 para aumentarem as suas produções. “Face à procura a grande maioria das empresas pretende investir para crescer e poder responder ao aumento da procura. Isto é um excelente sinal”, destacou.

Sérgio Ávila aproveitou para recordar a criação de um novo sistema de apoio de transporte de produtos, por via marítima, a frio e as linhas de apoio à exportação.

Sérgio Ávila garante que vai apoiar a visibilidade da marca Açores, através de campanhas publicitárias e acordos com grande superfícies comerciais, mas salvaguarda que a apresentação dos produtos açorianos diante de compradores de todo o Mundo representa uma enorme oportunidade para se estabelecerem novos negócios.

Relativamente a dados estatísticos de exportação, Sérgio Ávila indicou que aumentaram a venda dos produtos para o estrangeiro e lamenta que os indicadores estatísticos não apresentem dados sobre a venda de produtos para o mercado continental. “O ano passado as empresas afirmaram que foi um ano positivo. Agora a perspetiva é de um novo crescimento. Isso é o mais importante”, disse Sérgio Ávila.


Maior zona para negócio

A SISAB - Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas representa o maior ponto de negócio para as empresas nacionais que pretendem exportar novos produtos.

O certame, que se realiza durante três dias no MEO Arena, conta com 1700 compradores de 110 países do Mundo.

Carlos Morais, responsável pela organização do SISAB, revela que os Açores são um parceiro de negócios que está presente desde a primeira edição da feira há 21 anos.

“Encontramos nos Açores um parceiro fiel, leal que nos apoia todas as empresas açorianas. Nós somos um parceiro de negócios que ajuda as empresas a internacionalizarem-se.

A partir de hoje, estamos certos que vamos crescer cada vez mais”, afirmou no final de uma visita ao Stand dos Açores.

A organização do SISAB pretende garantir a vinda de novos países ao certame e garante que na edição do próximo ano “já tem a garantia de contar com 2500 compradores, sendo que 300 dos compradores provém da Índia. Um mercado com grande potencial porque conta com milhões de habitantes.

“O nosso trabalho é alargar horizontes, porque já conquistamos um grande número de mercados. Agora a organização procura angariar novos países. Estão criadas as condições para potenciar negócios. Agora é tempo de muito trabalho para as nossas empresas”, vincou.

Carlos Morais destacou ainda que o Stand dos Açores “é o maior e mais bonito do evento”.


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos