Economia

Futuro da Base das Lajes deve ser esclarecido até 1 de março

  • 23 de Fevereiro de 2016
  • 479 Visualizações, Última Leitura a 25 Junho 2019 às 11:40
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Espera-se, através da Base das Lajes, a redefinição da posição geopolítica e geoestratégica dos Açores.

O Congresso norte-americano deverá, até ao dia 1 de março, esclarecer o futuro da Base das Lajes e os seus possíveis usos alternativos.

Na 34.ª Comissão Bilateral Permanente (CBP), realizada no passado mês de dezembro, em Washington, o governo português reiterou junto dos Estados Unidos a “especial adequabilidade das Lajes e das valências logísticas da Ilha Terceira” para a concretização de futuras possibilidades.

Dos assuntos abordados, presentes na declaração conjunta publicada após a reunião, destaca-se o reconhecimento dos Estados Unidos em relação à importância do aeródromo das Lajes, garantindo, assim, a continuação de vários apoios no futuro.

Destes, foram asseguradas as comunicações de alta frequência, as operações aéreas, incluindo o apoio 24 horas por dia às operações de contingência da Força Aérea Portuguesa para missões de busca e salvamento e evacuações médicas, e também o apoio total a todas as missões aéreas pelos serviços de emergência de bombeiros e apoio a acidentes e salvamentos.

No que diz respeito aos despedimentos - uma das preocupações, entre outros, dos deputados do PSD na Assembleia da República, Berta Cabral e António Ventura, manifestadas através de questões colocadas diretamente ao governo português - a Comissão notou que o processo de rescisões de contrato por mútuo acordo têm conclusão prevista para setembro de 2016.

No que diz respeito às infraestruturas, a comissão norte-americana disse pretender “continuar a garantir a manutenção e a segurança das instalações na ilha Terceira que não tenciona utilizar em futuras operações, até que o Departamento de Defesa Nacional defina a sua posição em conformidade com os requisitos definidos pelo NDAA”.

A próxima reunião entre o governo português e o governo norte-americano decorrerá na primavera, em Washington, ocupando a Base das Lajes um lugar central nesse encontro. 


Fonte: Açoriano Oriental

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos