Economia

IAE atinge valor mais alto do que a média do País

  • 5 de Fevereiro de 2016
  • 454 Visualizações, Última Leitura a 20 Setembro 2019 às 04:02
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Índice de Actividade Económica (IAE) nos Açores atingiu, até Novembro do ano passado, um valor mais alto do que a média do País.

O vice-presidente do Governo dos Açores manifestou-se satisfeito com a evolução positiva de vários indicadores que apontam para uma retoma económica sustentada na Região.

Sérgio Ávila salientou a subida de 1,1 pontos percentuais do PIB regional em 2014, que frisou ser “a maior do País”, e sublinhou que, em 2015, essa tendência continuou a verificar-se.

“Saiu agora o Índice de Actividade Económica até Novembro de 2015 e, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, os Açores tiveram um crescimento de 3,8%, significativamente acima do que se verificou no País, onde esse incremento foi de 2,7%”, afirmou.

O Índice de Actividade Económica é um indicador de síntese construído para acompanhar a evolução, no curto prazo, da economia regional, a partir de séries de referência da actividade económica.

As séries utilizadas na obtenção do IAE-Açores foram o “Leite Entregue nas Fábricas”, o “Gado Abatido”, a "Pesca Descarregada”, a “Produção de Energia”, a “Produção de Produtos Lácteos”, o “Consumo de Energia na Indústria”, a “Venda de Cimento”, os “Empregados na Construção Civil”, os “Passageiros Desembarcados Via Aérea”, as “Dormidas nos Estabelecimentos Hoteleiros”, os “Créditos Bancários Concedidos”, o “Número de Prédios Transaccionados” e o “Número de Levantamentos Multibanco”.


Fonte: Jornal Diário

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Nove mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos