Economia

Valorização humana no sector das pescas

  • 29 de Janeiro de 2016
  • 471 Visualizações, Última Leitura a 18 Agosto 2019 às 00:47
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Governo dos Açores vai promover um curso de formação de pescadores na ilha Terceira.

O director regional das Pescas afirmou, na ilha Terceira, que os cursos de pescador que o Governo dos Açores promove em todas as ilhas do Arquipélago têm como objectivo “a valorização humana no sector das pescas”.

Luís Costa falava quarta-feira, em S. Mateus, no arranque dos cursos de Pescador e de preparação para o acesso à categoria de Arrais de Pesca Local, que vão proporcionar a cerca de quatro dezenas de profissionais do sector o acesso à inscrição marítima ou a possibilidade de acesso ao escalão de mestrança com a categoria de Arrais de Pesca Local.

As acções formativas no sector das pescas têm incidido especialmente em áreas relacionadas com a segurança, o manuseamento, a estiva e a conservação de pescado fresco, garantido, segundo o director regional, “uma renovação constante e uma actualização de conhecimentos dos marítimos”.

“Para o Governo dos Açores e no âmbito da política a desenvolver no sector das pescas, a componente da formação reveste-se de especial importância”, frisou Luís Costa, salientando “o modelo descentralizado de formação”, que assenta numa equipa de formadores que se desloca às várias ilhas do Arquipélago para ministrar os cursos nas comunidades piscatórias.

“O modelo adoptado permite que os pescadores continuem a exercer a sua actividade profissional durante o período de formação, tendo em conta que se realiza em horário pós-laboral”, salientou.

Neste ano, está prevista a realização de cursos de Pescador e de Arrais de Pesca Local nas ilhas Graciosa, S. Jorge, Faial e Pico, que vão abranger cerca de uma centena de profissionais do sector.


Fonte: Jornal Diário

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos