Economia

Limitar privados às 35 horas semanais será difícil

  • 14 de Janeiro de 2016
  • 497 Visualizações, Última Leitura a 17 Setembro 2019 às 14:27
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Patrões alertam para os riscos de aumentar os custos das empresas.

O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) defendeu ontem que o limite de 35 horas semanais de trabalho deve ser aplicado não só no Estado como no sector privado. Mas são fracas as possibilidades de isso vir a acontecer. A UGT não vai avançar com essa reivindicação e os patrões alertam para os riscos de aumentar os custos das empresas.

“Essa não é uma reivindicação da UGT”, disse ao Económico Sérgio Monte. O responsável reconheceu que os privados “têm especificidades diferentes” e que, “se em alguns sectores de actividade” houver uma redução do horário semanal para 35 horas “isso criará constrangimentos e dificuldades”.

Uma realidade confirmada por António Saraiva. “O país ainda enfrenta dificuldades várias que exigem que as políticas sejam sensatas e razoáveis. Menor número de horas de trabalho implica forçosamente um aumento de custos”, sublinhou ao Económico, o presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal. “As empresas necessitam ser mais competitivas e verem reduzidos os seus custos de contexto. Esse devia ser o foco do Governo”, concluiu.

Para a presidente do STE, Helena Rodrigues, “a questão das 35 horas não é só uma questão dos trabalhadores da Administração Pública. É uma questão de criação de emprego. Temos altos níveis de desemprego e consideramos que as 35 horas é um contributo para a diminuição do desemprego”.

Actualmente, no privado coexistem diversos horários de trabalho – 40 horas, 37,5 e até 35 horas – porque são definidos no âmbito da negociação colectiva, respondendo às necessidades de cada sector.

Sérgio Monte reconhece contudo que seria “uma ideia simpática se o Governo der seguimento” à sugestão do STE, além de que “até lhe traria votos”.


Fonte: Diário Económico

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos