Economia

Novo plano contabilístico entra em vigor

  • 31 de Dezembro de 2009
  • 197 Visualizações, Última Leitura a 25 Setembro 2017 às 07:58
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

É já a partir de amanhã que entrará em vigor o novo plano contabilístico denominado Sistema de Normalização Contabilística (SNC), um programa europeu ao qual os empresários açorianos têm sentido alguma dificuldade nesta fase inicial em compreender as alterações introduzidas por este.

De acordo com João Orlando, vice-presidente da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), “têm sido organizadas algumas acções de sensibilização para os empresários interessados e com dificuldades em actuar com este novo plano, assim como workshops também nesse sentido aos quais os empresários e contabilistas têm participado com o intuito de se interiorizar”.

O representante da CCAH assume que os empresários têm sentido alguma dificuldade na adopção deste novo plano, uma vez que foram feitas algumas alterações relativamente ao antigo modelo que estavam habituados a utilizar. “Sendo este um plano novo, com novas características, é normal que hajam dificuldades, mas a reacção das empresas que se têm vindo a aperceber das dificuldades é aderir às acções que temos desenvolvido com o objectivo de apoiar e ajudar na compreensão deste”, adianta.

Contudo, João Orlando acredita que este Sistema de Normalização Contabilística terá as suas vantagens no futuro. “Agora tem sido complicado porque as empresas já estavam habituadas a utilizar outros modelos contabilísticos, mas uma vez que este se torna obrigatório a partir de 1 de Janeiro terão de se habituar a ele e verão que este tem muitas vantagens, pois a informação é mais clara e em termos de análise de dados irá também ser mais fácil certamente”, acrescenta.

Segundo alguns empresários, este plano terá as suas vantagens uma vez que “a empresa que comercializa o sistema informático criou um utilitário que converte as contas e que anula o que já não tem interesse, mas é um conceito diferente que nos leva a ter que reconfigurar todos os documentos até que este entre em vigor”.

Também através da internet ou do livro “Sistema de Normalização Contabilística – Explicado” de João Rodrigues, os contabilistas podem adquirir todo o tipo de informação necessária para estarem preparados para a adopção deste plano para o novo ano que tem início amanhã.

O que pretende o SNC

Substituindo o Plano Oficial de Contabilidade, o SNC pretende contribuir para a melhoria da qualidade da informação financeira, tendo como principais objectivos a emissão de normas contabilísticas e o estabelecimento de procedimentos contabilísticos harmonizados com as normas comunitárias e internacionais da mesma natureza.

Este Sistema de Normalização Contabilística Português surge como resposta nacional à transposição do regulamento (CE) nº 1606/2002. Este regulamento comunitário tem como objectivo assegurar o funcionamento eficiente do mercado de capitais da União Europeia e do mercado interno, através de um processo de harmonização da informação financeira que mantenha assegurado um elevado grau de transparência e comparabilidade na informação financeira prestada pelas empresas.

Constituído por um conjunto de Normas Contabilísticas de Relato Financeiro e de Normas Interpretativas que substituem os vários planos oficiais de contabilidade, assim como as Directrizes Contabilísticas e Decretos-Lei que regulam a actividade contabilística em Portugal, o SNC é um modelo de normalização assente em princípios que pretende contribuir para a convergência internacional, promovendo a desejada eficiência e eficácia do mercado de capitais.

Com a adopção de SNC as regras contabilísticas portuguesas aproximam-se às normas internacionais de contabilidade que determinam os procedimentos a adoptar em matéria de reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação das contas das empresas. Este processo acompanha a tendência de harmonização contabilística que cruza várias culturas, blocos económicos e sectores de actividade.

O Sistema de Normalização Contabilística (SNC) foi publicado em Diário da República (Decreto-Lei n.º 158/2009. D.R. n.º 133, Série I de 2009-07-13).

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Nove mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos