Economia

Eficiência hídrica e energética de edifícios

  • 27 de Novembro de 2015
  • 513 Visualizações, Última Leitura a 18 Outubro 2019 às 06:17
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Laboratório Regional de Engenharia Civil promove, em Ponta Delgada e em Angra do Heroísmo, um curso sobre a eficiência hídrica e energética de edifícios.

O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) promove a um e dois de Dezembro, em Ponta Delgada, e a três e quatro de Dezembro, em Angra do Heroísmo, a realização de um curso sobre eficiência hídrica e energética de edifícios.

Com este curso pretende-se sensibilizar os formandos para a importância da eficiência hídrica e energética como contributo para a sustentabilidade, ministrar conhecimentos sobre os principais contributos para a eficiência hídrica e energética nos edifícios e alertar para a importância do vínculo água-energia nos edifícios.

Sendo a introdução de medidas passivas, compatibilizadas com sistemas activos, a metodologia mais eficaz para contribuir para a diminuição das emissões de carbono e do consumo de energia no sector da construção em geral e, em particular, no dos edifícios, o LREC, no âmbito das suas atribuições de divulgação do conhecimento, considerou oportuno promover um curso de formação teórico/prático nesta área.

O aumento da eficiência no uso da água no sector urbano traduz-se numa redução de caudais captados e dos volumes de águas residuais, contribuindo para não delapidar as disponibilidades e reservas estratégicas deste recurso e a sua qualidade, tendo também um benefício económico evidente para os consumidores e contribuindo directamente para a eficiência energética, já que os menores volumes consumidos e rejeitados reduzem as necessidades energéticas para aquecimento, bombagem e tratamento.

A investigação sobre os edifícios de consumo de energia e emissões de carbono zero ou quase zero ‘Near Zero-Energy Buildings’ (NZEBs) intensificou-se, tendo a União Europeia publicado em 2010 a reformulação da Directiva relativa ao Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD) [1], cujo objectivo é garantir que em todos os Estados Membros, até ao final de 2020, todos os novos edifícios sejam de necessidades quase nulas de energia, sendo a redução da energia neste domínio uma prioridade no âmbito dos objectivos 20-20.

Os interessados podem inscrever-se neste curso através da página do LREC na Internet, no endereço electrónico www.lrec.azores.gov.pt.


Fonte: Jornal Diário

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Oito? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos