Economia

Novos apoios aos espaços TIC na Região

  • 18 de Novembro de 2015
  • 571 Visualizações, Última Leitura a 24 Agosto 2019 às 20:55
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Está aberto o concurso para a atribuição de apoios aos espaços dedicados às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Região.

O Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Ciência e Tecnologia, abriu um concurso, no valor de cerca de 550 mil euros, para a atribuição de apoios aos espaços dedicados às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Região.

Podem concorrer, até 18 de Dezembro, instituições particulares de solidariedade social, associações privadas sem fins lucrativos, casas do povo, câmaras municipais e juntas de freguesia.

A cada projecto aprovado será atribuído o valor máximo anual de sete mil euros, a processar durante o ano de 2016.

Neste concurso, para além de ser possível apoiar as despesas de funcionamento e a manutenção de postos de trabalho, serão ainda elegíveis despesas com aquisição de equipamentos informáticos.

“Esta decisão vai ao encontro de várias solicitações de responsáveis por estes espaços, que alertaram para a desactualização de alguns dos seus equipamentos informáticos”, salientou o secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia.

Fausto Brito e Abreu destacou a importância destes espaços “no combate à infoexclusão, sobretudo nas freguesias açorianas mais rurais”, salientando o protocolo celebrado, em Outubro, entre as secretarias regionais da Solidariedade Social e do Mar, Ciência e Tecnologia visando a utilização de Espaços TIC por parte de cidadãos idosos.

No âmbito desse protocolo, deu-se início a uma experiência-piloto com os idosos de centros de convívio da zona oeste da ilha Terceira, que vão frequentar módulos formativos e ocupacionais na área das TIC, tendo como objectivos a promoção do envelhecimento activo, o combate à infoexclusão e ao isolamento social, assim como a sensibilização das instituições com respostas sociais para população com mais de 60 anos para os benefícios do uso das tecnologias de informação.

Fausto Brito e Abreu frisou que o Governo dos Açores tem tido como prioridade dar acesso generalizado a todos os cidadãos às novas tecnologias de informação, procurando garantir um reforço do apoio a “alguns grupos de cidadãos com dificuldades ou necessidades específicas no acesso a essas tecnologias ou grupos que beneficiariam muito, ao nível da sua qualidade de vida, de poder usar estas tecnologias”.

O concurso para apoio ao funcionamento de espaços TIC enquadra-se no programa PRO-SCIENTIA, que visa promover o acesso às TIC e a infoinclusão dos açorianos, facilitar a transferência de 'know-how' tecnológico, diminuir os efeitos do isolamento em zonas mais afastadas dos centros urbanos e assegurar a democraticidade da sociedade da informação, reduzindo os efeitos da insularidade.

Actualmente, existem nos Açores sete dezenas de espaços TIC, que disponibilizam acesso gratuito a computadores e à Internet, sendo frequentados sobretudo por jovens, mas também por idosos e turistas.

O concurso para apoio aos espaços TIC pode ser consultado no endereço electrónico https://idia.azores.gov.pt/.


Fonte: Jornal Diário

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos