Economia

12,3 milhões de euros para a ciência e tecnologia

  • 5 de Novembro de 2015
  • 483 Visualizações, Última Leitura a 16 Outubro 2019 às 12:04
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O investimento previsto pelo Governo dos Açores em ciência e tecnologia, para o próximo ano, será de 12,3 milhões de euros.

O secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou, na Horta, que o investimento previsto pelo Governo dos Açores para 2016 em ciência e tecnologia “atinge cerca de 12,3 milhões de euros, correspondendo a um aumento global de 50% nestas duas áreas” relativamente a 2015.

Fausto Brito e Abreu, em declarações no final de uma audição na Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa sobre as propostas de Plano e Orçamento para 2016, destacou algumas das principais medidas previstas pelo Governo Regional nas áreas da ciência e tecnologia para o próximo ano.

O secretário regional salientou que os 3,8 milhões de euros de investimento na área da ciência destinam-se a vários apoios à investigação nos centros baseados no arquipélago e à rede de centros de ciência, que considerou ter “um papel central na divulgação da cultura científica nos Açores”.

Nesta área, destaque ainda para o apoio a projectos de investigação científica, cujo concurso terminou em Setembro e recebeu 71 candidaturas que serão avaliadas por um júri externo.

“Este concurso permite apoiar projectos com um valor máximo de 150 mil euros em três anos e possibilita a contratação de pessoal altamente qualificado”, afirmou o governante, que também referiu o apoio à tripolaridade da Universidade dos Açores, no valor de 350 mil euros, bem como à organização de eventos científicos na Região.

Fausto Brito e Abreu salientou também o apoio ao concurso de projectos de investigação científica em contexto empresarial, que representa um investimento de meio milhão de euros, e que pretende aproximar os centros de investigação do tecido empresarial açoriano.

No que respeita a infra-estruturas tecnológicas, prevê-se um investimento de 6,3 milhões de euros, o dobro do valor deste ano, destacando-se as empreitadas do Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha da Terceira e do lote 32 do Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel.

Em 2016, o Governo dos Açores vai continuar a apoiar o funcionamento dos espaços TIC, estando também previstos alguns projectos para, segundo o secretário regional, "incentivar o uso de novas tecnologias para melhorar a qualidade de vida de cidadãos com necessidades especiais, como é o caso dos cidadãos portadores de deficiência e dos cidadãos mais idosos”.

Fausto Brito e Abreu referiu ainda o investimento de 300 mil euros destinado ao funcionamento e manutenção da estação espacial RAEGE, em Santa Maria, e aos trabalhos de preparação da construção da segunda estação desta rede nos Açores, prevista para a ilha das Flores, em 2017.

O Plano de Investimentos para 2016 da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia tem um valor global de 50 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 33% face a 2015.


Fonte: Jornal Diário

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos