Economia

Açores recebem cimeira Whale Heritage Sites

  • 20 de Outubro de 2015
  • 531 Visualizações, Última Leitura a 21 Agosto 2018 às 02:16
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A cimeira terá lugar entre os dias 26 e 30 de Outubro na cidade da Horta, sendo uma iniciativa lançada pela World Cetacean Alliance (WCA).

A primeira cimeira Whale Heritage Sites terá lugar na cidade da Horta, na ilha do Faial, de 26 a 30 de Outubro, iniciativa lançada pela World Cetacean Alliance (WCA) para reconhecer os destinos turísticos que, no mundo, melhor defendem a observação responsável de baleias e golfinhos e celebrar a importância cultural dos cetáceos nas águas que os rodeiam.

A acreditação de Whale Heritage Site será concedida aos locais do mundo que sejam considerados centros de excelência e comprometimento na preservação e interacção com os cetáceos.

Os mais elevados padrões de responsabilidade na observação de baleias e golfinhos terão de ser obtidos, no entanto, a acreditação requererá esforços para além desses padrões, encorajando-se os destinos a fazer participar activamente as suas comunidades bem como turistas, no conhecimento e protecção da vida marinha, através das artes, da ciência, música, programas pedagógicos e eventos.

Espera-se que a designação de um destino como Whale Heritage Site faça incrementar o número de visitantes e o rendimento das empresas de serviços ligados ao turismo, permita uma gestão sustentável dos recursos marinhos, e celebre a historia, o ambiente e a identidade cultural.

Será também um instrumento para que os turistas possam fazer as melhores escolhas sobre locais para observar baleias e golfinhos no seu habitat natural.A realização desta primeira cimeira Whale Heritage Sites nos Açores reflecte a longa tradição do Arquipélago como uma verdadeira Meca para os entusiastas das baleias e golfinhos.

Frequentemente referenciados como um dos melhores lugares do mundo para a observação destes magníficos animais no seu ambiente natural, os Açores fizeram de forma ímpar a transição da baleação para uma economia baseada na observação, mantendo no entanto uma forte identidade cultural associada às baleias e golfinhos através de uma vasta rede de excelentes museus e eventos que celebram essa tradição.

A cimeira terá a participação de representantes de vários destinos turísticos, instituições internacionais, bem como do sector privado e organizações não-governamentais, especialistas mundiais no sector do turismo, sustentabilidade e observação de cetáceos.

Os participantes reunirão nos Açores para discutir o conceito dos Whale Heritage Sites e debater e estabelecer as bases dos critérios para a designação dos referidos locais. Todos os destinos interessados em obter o estatuto de Whale Heritage Sites são convidados a registar o seu interesse junto da WCA e serão convidados a participar da cimeira em Outubro.

Pretende-se que o primeiro local a obter o estatuto de Whale Heritage Site seja anunciado em 2016.

De acordo com Dylan Walker, secretário da WCA, ”a melhor forma de proteger a vida marinha é encorajando as pessoas a observarem-na de forma responsável.

Se, através dos Whale Heritage Sites, essas mesmas pessoas possam também experienciar as vivencias das comunidades que melhor celebram e cuidam do seu património marinho e percebem a importância de uma abordagem sustentável, então poderemos ainda vir a vencer a batalha pela preservação dos nossos oceanos.

”Por seu turno, Francisco Fernandes Gil, presidente da direcção da Turismo dos Açores – ATA manifesta a satisfação açoriana por “termos sido escolhidos como o primeiro anfitrião da cimeira Whale Heritage Sites. As baleias e os golfinhos têm um papel muito importante na construção da nossa história, nas nossas tradições e cultura e os açorianos tem um enorme carinho por estes animais com os quais partilhamos o nosso mar. Esta iniciativa ajudará a assegurar um futuro melhor para este animais, não só nos Açores mas em redor do mundo permitindo que turistas e comunidades possam apreciar e beneficiar da interacção com estas magníficas criaturas em anos vindouros. Estamos orgulhosos de estar envolvidos nesta iniciativa deste o seu início”.


Fonte: Jornal Diário

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos