Economia

Quantidade de peixe descarregado diminui mas valor comercial sobe

  • 19 de Outubro de 2015
  • 578 Visualizações, Última Leitura a 21 Agosto 2018 às 02:16
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Entre janeiro e setembro, a quantidade de peixe descarregado na Região diminuiu, mas o seu valor comercial aumentou, revelam dados disponibilizados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA).

Até setembro, foram descarregadas 7105 toneladas de pescado no arquipélago, o que representa uma diminuição de 7 por cento em relação ao ano anterior, em que foram descarregadas mais 541 toneladas.

Em termos de valor da pesca descarregada a tendência foi inversa, tendo até setembro sido descarregados 23 milhões de euros de peixe no arquipélago, um valor superior em 3,8 por cento ao registado no mesmo período de 2014  (+853,9 mil euros).

Ou seja, até setembro de 2014 tinham sido descarregados 23 milhões de euros de pescado na Região.

Por categorias os dados do SREA dados mostram que as capturas de pelágicos caíram 51,2% e de moluscos 42,4%.

Por outro lado subiram as capturas de demersais (7,5%) e de crustáceos (102,1%).

Numa análise por ilhas, os dados do SREA mostram que em cinco ilhas a quantidade de pescado descarregada diminuiu até setembro deste ano. Essas ilhas são: São Jorge onde houve uma redução de 44% na quantidade de pescado descarregado, Pico com uma quebra de 23,4%, Faial com menos 15,2%, São Miguel com menos 7,3% e Terceira com menos 7%.

Nas restantes ilhas a quantidade de peixe em lota cresceu até setembro.

Já analisando apenas o mês de setembro em relação ao mesmo mês do ano anterior, verifica-se que houve uma quebra na quantidade de pescado descarregado nas ilhas Terceira, São Jorge e Flores.

Apesar  destes valores verifica-se uma variação quase nula em relação à quantidade total de pescado descarregado e, ou seja, em setembro do ano passado foram descarregadas mais 4 toneladas de pescado que este ano, o que representa uma redução de 0,6%.

Fonte: Açoriano Oriental

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos