Economia

Apoio ao Microcrédito: Valor concedido já ultrapassa um milhão de euros

  • 7 de Outubro de 2015
  • 499 Visualizações, Última Leitura a 20 Maio 2019 às 07:04
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Desempregados ou trabalhadores precários, com uma boa ideia de negócio e que necessitem de um pequeno montante de financiamento para o colocar em prática, mas que não o conseguem obter através do crédito bancário, pelas mais diversas razões, têm encontrado no regime de Apoio ao Microcrédito o incentivo para uma verdadeira viragem na sua vida profissional e social.

Para além de particulares, este regime apoia também pequenas empresas, já em atividade e com dificuldades em encontrar financiamento para os seus projetos.

De acordo com os dados disponibilizados pela Direção Regional de Apoio ao Investimento e Competitividade Empresarial (DRAIC), das 102 candidaturas submetidas à Comissão de Crédito – órgão composto pelas três entidades governamentais envolvidas no processo,  até ao final do primeiro semestre de 2015,  85% dos projetos concluídos foram aprovados e cerca de 62% dos projetos já obtiveram o financiamento necessário para os seus projetos.

O total dos financiamentos aprovados pelas instituições de crédito já ascende a mais de um milhão de euros.Este regime tem como valor limite o montante de 20 mil euros por projeto, desembolsado por uma entidade financiadora, sendo liquidado no período máximo de sete anos.

O Governo Regional  assume, perante a instituição de crédito escolhida pelo promotor, o pagamento integral dos juros do empréstimo e presta garantia de 75% do montante em dívida, em caso de incumprimento.

O microcrédito poderá ser articulado com o Programa CPE-PREMIUM, gerido pela DREQP, permitindo apoiar projetos de montante superior, através da conjugação de ambos os apoios.

 

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Oito? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos