Economia

Estragos no concelho de Angra motivam pacote de medidas

  • 10 de Setembro de 2015
  • 452 Visualizações, Última Leitura a 16 Dezembro 2017 às 01:34
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Conselho do Governo aprovou um pacote de medidas para fazer face aos estragos resultantes da forte chuvada que se abateu, na passada sexta-feira, sobre Angra do Heroísmo.

No comunicado divulgado ontem está a uma proposta de alteração do Decreto Legislativo Regional que regulamenta a cooperação técnica e financeira com as autarquias, para assegurar um apoio até 70 por cento das despesas decorrentes de situações de intempéries cujos investimentos sejam da responsabilidade das autarquias locais.

A proposta será apresentada à Assembleia Regional, com pedido de urgência e dispensa de exame em comissão. O objetivo é que seja aprovada no plenário da próxima semana.

Está também aprovada uma resolução que determina o apoio em 75 por cento dos encargos elegíveis das empresas decorrentes dos prejuízos não comparticipados pelas seguradoras e após a sua verificação por uma entidade especializada.

Em Angra do Heroísmo foram afetadas 34 empresas nas suas instalações, stock de mercadorias e equipamentos.Foi ainda aprovado um regime excecional de apoios para as áreas habitacional e social.

Estão excluídos danos que sejam objeto de cobertura por seguros, visando o apoio "os prejuízos registados pelos particulares e a adequada reposição da normalidade".

O Governo Regional assinala que na ilha Terceira ocorreram transbordos em diferentes locais, designadamente na ribeira de S. Bento, passagem hidráulica da Grota da Chouriça e ribeira do Francisco Vieira.

"Nestes locais, onde estão já em curso procedimentos com vista à realização de obras que visam o reperfilamento das margens e o aumento dos caudais de escoamento, prosseguirão os investimentos já previstos com a consignação das respetivas obras", assegura o comunicado.

O documento adianta que na ilha Terceira foram afetados cerca de 15 quilómetros de caminhos florestais e rurais, nas freguesias da Ribeirinha e da Feteira. A reparação está em curso.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Um? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos