Economia

Portos dos Açores vão investir 67ME em obras nos próximos três a quatro anos

  • 9 de Setembro de 2015
  • 476 Visualizações, Última Leitura a 24 Agosto 2019 às 20:23
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

As obras da empresa pública Portos dos Açores para os próximos três a quatro anos vão ascender a mais de 67 milhões de euros, disse o presidente do conselho de administração.

Segundo Fernando Nascimento, que falava na Comissão Parlamentar de Inquérito ao Transporte Marítimo dos Açores, em Ponta Delgada, em causa estão, por exemplo, a reparação do cais do porto da Praia da Vitória (ilha Terceira), o prolongamento do cais de São Jorge, a requalificação do porto das Poças (Flores), intervenções na frente marítima da cidade da Horta (Faial) e dragagens em diversos portos.

Os projetos de algumas destas obras ainda não estão finalizados, pelo que, nestes casos, apenas há uma estimativa do valor.

O responsável indicou que desde 2008 a empresa investiu cerca de 95 milhões em portos e marinas, com exceção das denominadas ilhas do Triângulo (São Jorge, Faial e Pico), que receberam mais de 67 milhões de euros, entre a construção da gare marítima da Calheta (São Jorge), a construção de rampas em diferentes infraestruturas e outras empreitadas.

Na comissão, Fernando Nascimento foi questionado sobretudo sobre a manutenção dos portos da região, inclusive na sequência de um acidente que em 2014 vitimou mortalmente o passageiro de um navio, em São Roque do Pico, quando um cabeço de amarração rebentou, e de outros dois incidentes, na Madalena do Pico e na Horta, onde outros cabeços foram arrancados no mesmo ano.

O presidente do conselho de administração explicou que a Portos dos Açores está a fazer um levantamento das condições dos cabeços de amarração da região, tendo iniciado o processo nas ilhas do Triângulo, e referiu que uma equipa recém-constituída passará a acompanhar a manutenção, já que até agora apenas eram realizadas “inspeções visuais”, sem registos.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Quatro mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos