Economia

Lavoura espera hoje uma solução europeia para a crise do leite

  • 7 de Setembro de 2015
  • 528 Visualizações, Última Leitura a 24 Agosto 2019 às 20:37
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Produtores de leite de diversos países da Europa vão manifestar-se hoje em Bruxelas a solicitar medidas urgentes para travar crise no preço do leite.

O presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, vai estar hoje na linha da frente de uma manifestação de produtores de leite da Europa, em Bruxelas, a defender a necessidade de ser encontrada uma solução europeia para travar a crise do leite.

“Na nossa opinião vai ser necessário implementar diversas soluções. As nossas preocupações  estão relacionadas com a baixa substancial do preço do leite, aliada a uma ansiedade e preocupação devido à incerteza em relação ao futuro”, explica Jorge Rita.

O representante do setor agrícola dos Açores defende que “se existem excedentes no mercado  deve existir uma intervenção da União Europeia para que o mercado funcione com normalidade”.

Jorge Rita considera ainda que os Açores devem receber ajudas adicionais, devido à sua condição ultraperiférica e pela coesão social que a agricultura garante na Região.

O representante dos produtores agrícolas assinala que na Europa podem existir alternativas à produção de leite, mas nos Açores esta é uma das principais fontes de rendimento da economia.

“Não existe outra alternativa nos Açores ao setor leiteiro, nem se projeta nenhuma alternativa para os próximos anos”, sublinha Jorge Rita que espera existir uma “sensibilidade” dos políticos europeus para a realidade açoriana.

O presidente da Federação Agrícola dos Açores ressalva que vai participar na manifestação de forma “solidária” com todos os que estão preocupados com a situação na Europa.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos