Economia

Maços de tabaco com imagens chocantes a partir de janeiro

  • 28 de Agosto de 2015
  • 486 Visualizações, Última Leitura a 19 Abril 2019 às 22:58
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Já estão publicadas em Diário da República as fotografias que vão ser impressas nos maços de tabaco, assim como a lista das advertências.

A partir do dia 1 de janeiro de 2016, os maços de tabaco vão passar a ter imagens chocantes como pulmões e línguas com tumores malignos, pessoas mortas dentro de sacos ou enfermas em camas de hospital.

Estas serão algumas das opções à disposição dos fabricantes de tabaco e que constam da “biblioteca de imagens (de advertências de saúde combinadas)”, que foi publicada na quarta-feira em Diário da República.

O diploma agora publicado  afirma que fumar provoca “nove em cada 10 cancros do pulmão”; “cancro da boca e da garganta” e que “os filhos de fumadores têm maior propensão para fumar”, entre muitas outras advertências.

Este diploma estabelece ainda o regime de proibição gradual até 2020 do fumo em locais públicos, como “casinos, bingos, salas de jogo e outro tipo de recintos destinados a espetáculos de natureza não artística”, “salas e recintos de espetáculos”, “estabelecimentos de restauração ou de bebidas, incluindo os que possuam salas ou espaços destinados a dança”.

Os locais que tenham salas e espaços reservados a fumadores e instalados extratores de fumo podem beneficiar da “permissão de fumar”, mas esta só é válida até 31 de dezembro de 2020. Daí em diante, o tabaco será totalmente proibido nos espaços públicos fechados em Portugal.

Refira-se que o tabaco, apesar de ser uma das principais causas de doenças graves mortais, é também uma importante fonte de faturação para as empresas deste mercado e para o próprio Estado.

Anualmente  garante às Finanças um encaixe de 1,5 mil milhões de euros em impostos (estimativa para 2015, que cresce 7,5% face a 2014, aliás). Até julho, o Fisco recebeu 543 milhões de euros em sede de “imposto de consumo sobre o tabaco”.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos