Economia

Desempregados inscritos na Região diminuíram dez por cento num ano

  • 22 de Julho de 2015
  • 484 Visualizações, Última Leitura a 19 Fevereiro 2019 às 16:59
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O número de pessoas inscritas nos centros de emprego da Região registou uma descida de 10,3 por cento entre junho de 2015 e o período dos anteriores 12 meses.

Os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional publicados ontem indicam que em junho de 2015 estavam inscritas nos Açores 12.523 pessoas à procura de emprego e que no mesmo mês doano anterior foram registadas 11.231pessoas com o mesmo propósito.

Em junho deste ano, o número de desempregados nos Açores decresceu 1,1 por cento em relação ao mês anterior.

Segundo os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional, no final do mês de junho deste ano o número de desempregados inscritos nos centros de emprego do continente e regiões autónomas era de 536.656 indivíduos, menos 12,7 por cento de que no período correspondente aos últimos doze meses.

A variação de desempregados em junho em relação ao mês anterior registou uma quebra de 3,1 por cento a nível nacional.

Em todas as regiões do país houve um decréscimo do número de inscritos nos centros de emprego com exceção da Madeira em que se registaram mais 0,8 por cento de inscritos.

No que se refere ao comparativo dos dados do mês de junho de 2015 com o de junho de 2014, houve um acréscimo de 6,1 por cento dos inscritos nos centros de emprego a nível nacional e de 9,4 por cento nos Açores.

Os números oficiais revelam que o número de desempregados há menos de um ano desceu 13,2 por centoem junho de 2015 em comparação com junho do ano passado e o mesmo aconteceu com quem procura emprego há mais de um ano com uma quebra de 12,3 por cento em igual período.

A descida no número de pessoas à procura de emprego em junho de 2015 em comparação com junho de 2014 foi de 14 por centos nos homens e 11 por cento nas mulheres e 13,8 por cento nos jovens e 12,6 por cento nos desempregados adultos. "Evolução positiva"
Para o vice-presidente do Governo Regional, SérgioÁvila, os últimos dados referentes à Região são "a confirmação da evolução muito positiva de criação de emprego e redução do desemprego".

Sérgio Ávila assegura que "cada mês que passa, o número de desempregados tem vindo sempre a diminuir desde há 31 meses, o que reforça, naturalmente, a tendência de redução estrutural dos desempregados nos Açores."

De acordo com o vice-presidente do Governo Regional, "existe ainda um percurso muito grande para fazer para vencer este desafio", sendo necessário prosseguir o trabalho em curso.

"Este é sem dúvida um dado fundamental para que continuemos empenhados a combater o desemprego, promovendo políticas ativas de criação e manutenção de emprego. Estamos no caminho certo para continuarmos a encontrar melhores soluções de vida profissional para as pessoas", acrescentou.

Fonte: Diário Insular

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Seis? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos