Economia

Combustíveis registam preço mais alto desde o início do ano

  • 10 de Julho de 2015
  • 547 Visualizações, Última Leitura a 20 Julho 2018 às 16:27
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O preço dos combustíveis voltou hoje a subir atingindo o valor mais do ano, idêntico ao registado entre os meses de outubro e dezembro do ano passado.

Desde a madrugada de hoje que o preço das gasolinas aumentou três cêntimos por litro, passando a gasolina sem chumbo de 95 octanas passa a custar 1,41 euros por litro e a de 98 octanas 1,48 euros por litro.

Desde o início do ano, o preço dos combustíveis apresenta uma tendência de crescimento.

O ano começou com a gasolina de 95 octanas a custar 1.29, euros por litro, sendo que desde então até agora já subiu 12 cêntimos.

A gasolina 98 também aumentou 12 cêntimos, passando de 1,36 euros por litro a 1 de janeiro para 1,48.

Desde janeiro o preço das gasolinas já foi atualizado seis vezes, sendo que apenas uma vez se registou a descida do preço destes combustíveis.

A mais recente atualização do preço dos combustíveis na Região não abrangeu o gasóleo, que está a ser vendido a 1,19 euros por litro desde o dia 15 de maio.

A 1 de janeiro o preço do do gasóleo era de 1,13 euros por litro, ou seja, 6 cêntimos mais barata que atualmente.

Em 2015, o preço do gasóleo já foi atualizado quatro vezes, sendo que em apenas uma vez se registou a descida do preço deste combustível.

Segundo o Governo Regional a atualização do preço máximo de venda dos combustíveis nos Açores é devida às recentes alterações das cotações de referência dos produtos petrolíferos registadas nos mercados internacionais.

Recorde-se que aquando da subida de preço em abril passado, a Câmara de Comércio e Indústria dos Açores (CCIA) pediu ao Governo Regional que para divulgar com “transparência” todo o processo de informação respeitante às variações dos preços dos combustíveis como forma de demonstrar transparência no preço dos mesmos.

Hábitos de consumo de combustíveis a mudar

Um estudo da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição sobre os hábitos de consumo de combustíveis dos portugueses entre janeiro e março deste ano “as pessoas vão menos vezes abastecer as suas viaturas, mas cada vez que o vão fazer abastecem-se com mais quantidade”, realçando que “o volume médio dos litros abastecidos em cada ida aumentou 10%”.

Segundo a diretora-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) à Lusa que “os consumidores estão muito sensíveis à questão do preço, estão a ficar mais esclarecidos quando fazem as suas escolhas.

Fonte: Açoriano Oriental

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Seis mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos